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    Nova central multimídia da Mercedes ocupa todo o painel e ainda sugere músicas

    A montadora projeta que vai ganhar dinheiro — mais de US$ 1 bilhão por ano até 2025 — com assinaturas de softwares que serão executados na tela

    Central multimídia da Mercedes-Benz
    Central multimídia da Mercedes-Benz Foto: Reprodução / Mercedes-Benz

    Peter Valdes-Dapena, CNN Business

    Há anos, as montadoras oferecem telas sensíveis ao toque cada vez maiores nos painéis dos veículos. Caminhões Ram, por exemplo, vêm com telas de 12 polegadas, medidas diagonalmente, enquanto o novo Ford Mustang Mach-E SUV elétrico tem uma tela que mede impressionantes 15,5 polegadas. A Mercedes, no entanto, levou a tendência a um nível totalmente novo.

    Seu novo MBUX Hyperscreen cobre quase todo o painel na frente do motorista e do passageiro. Não pode nem ser medido na diagonal porque não é um retângulo. É curvo. Os orifícios permitem a passagem de ventilação. Aliás, MBUX, que significa Mercedes-Benz User Experience, é o nome da Mercedes para o software touchscreen em seus carros.

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    O novo sistema de tela estará disponível no Mercedes EQS, um grande sedã elétrico de luxo que deve ser revelado ainda neste ano.

    Todo aquele vidro não é realmente uma única tela interativa. Existem três telas separadas atrás do grande vidro escuro que dá a aparência de uma única tela enorme.

    Central multimídia da Mercedes-Benz
    Central multimídia da Mercedes-Benz
    Foto: Reprodução / Mercedes-Benz

    A tela na frente do banco do passageiro permite que o ocupante selecione suas próprias funções de entretenimento e, em países onde é legal, assista a vídeos usando fones de ouvido Bluetooth. Quando não houver ninguém no banco do passageiro da frente, a tela mostrará desenhos decorativos.

    Já os passageiros do banco de trás do EQS também terão suas próprias telas, e os ocupantes poderão “mover” o conteúdo com um dedo de uma tela para outra.

    Além da tela em si, a Mercedes disse que o carro terá um sistema de entretenimento com inteligência artificial para prever as necessidades e preferências dos motoristas e passageiros. Por exemplo, se um motorista costuma solicitar uma função “Massagem com Pedras Quentes” nas poltronas de massagem à tarde em dias frios, essa opção será apresentada ao motorista assim que ele entrar no carro.

    Outras opções, como destino, opções de música e configurações diferentes do veículo também serão alteradas automaticamente com base em coisas como a hora local, localização e temperatura.

    Central multimídia da Mercedes-Benz
    Central multimídia da Mercedes-Benz
    Foto: Reprodução / Mercedes-Benz

    Além de vender carros com telas maiores, a Mercedes projeta que vai ganhar dinheiro — mais de US$ 1 bilhão por ano até 2025 — com assinaturas de software e dados para aplicativos que serão executados na tela, disse Öla Källenius, presidente da Mercedes-Benz e sua controladora, Daimler.

    O executivo afirmou ainda que a Mercedes realizou testes de colisão com a tela para garantir que é segura. Em caso de colisão, a placa de vidro é projetada com pontos de quebra específicos para que não se estilhace perigosamente. Os suportes que o seguram no painel também são projetados para se soltar em um impacto forte.