Netflix sabe que usuários compartilham senhas e se prepara para ganhar com isso
Plataforma lançará dois recursos de teste no Chile, Costa Rica e Peru, chamados "Membro Extra" e "Transferência de Perfil", para ter mais controle sobre usuários que compartilham contas
A Netflix sabe que você compartilha sua senha. E em breve você pode ter que começar a pagar pelo privilégio.
Ao longo do ano passado, a plataforma de streaming vem trabalhando em maneiras de “permitir que os membros que compartilham fora de casa façam isso com facilidade e segurança, além de pagar um pouco mais”, disse a empresa em um post no blog na última quarta-feira (16).
Como parte desse esforço, nas próximas duas semanas, a Netflix lançará dois recursos de teste no Chile, Costa Rica e Peru, chamados “Membro Extra” e “Transferência de Perfil”.
Com o “Membro Extra”, as pessoas que assinam os planos padrão e premium da Netflix podem pagar para adicionar uma conta para até duas pessoas com quem não moram.
Esses membros “extras” terão acesso como qualquer outra conta Netflix, incluindo seu próprio perfil e login, mas com desconto: 2.380 CLP no Chile, US$ 2,99 na Costa Rica e 7,9 PEN no Peru.
A Netflix não contará essas assinaturas extras em seus números gerais de assinantes pagos, de acordo com um porta-voz da empresa.
Separadamente, a opção “Transferência de perfil” permite que os assinantes de qualquer nível transfiram suas informações de perfil – ou seja, seu histórico de exibição – para uma nova conta pela qual pagariam.
A Netflix disse em postagem que recursos como perfis separados e vários fluxos para seus planos padrão e premium eram destinados a pessoas que moram juntas, mas “criaram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada. sendo compartilhado entre as famílias – impactando nossa capacidade de investir em ótimas novidades em TV e filmes para nossos membros.”
É um teste limitado por enquanto, mas a Netflix disse que está trazendo os recursos para esses três mercados para que possa entender como eles funcionam antes de potencialmente lançá-los para o resto do mundo.
Durante grande parte de sua história, a Netflix fez vista grossa para o compartilhamento de senhas.
Mas com a empresa agora atendendo quase 222 milhões de assinantes e competindo em um mercado lotado, está pensando em novas maneiras de gerar receita para conteúdo premium para atrair novos usuários, manter os antigos felizes e competir com rivais como o Disney+.
Seus investidores estão preocupados com a desaceleração do crescimento. As ações da Netflix caíram 41% este ano, e a empresa divulgou em janeiro uma perspectiva de assinantes mais fraca do que o esperado.