As dicas de Nakagawa para você se proteger de golpes no cadastro do Pix
Diretor do CNN Brasil Business reforça dicas para evitar fraudes durante o cadastro das chaves Pix; confira as dicas
Mais de 50 milhões de chaves já foram cadastradas no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. Fernando Nakagawa, diretor do CNN Brasil Business, reforça algumas dicas para evitar cair em fraudes durante o processo de cadastramento das chaves.
Sem pressa
A primeira dica é não ter pressa para se cadastrar no Pix. Cada pessoa é responsável por cadastrar as chaves e o banco não pode fazê-lo sem autorização. Mesmo após o início das atividades do Pix, será possível realizar o cadastramento.
Não clique em links suspeitos
Para se proteger de golpes, é essencial não clicar em links recebidos por WhatsApp, SMS ou e-mails. Para cadastrar as chaves do Pix, é só acessar o app do seu banco, fintech ou ir diretamente ao site do banco e procurar ícone do Pix.
Cadastro só por canais oficiais
A terceira dica é para que só dá para fazer o cadastro das chaves Pix nos apps ou sites oficiais do banco em que você tem conta aberta. Não há aplicativos do Pix disponíveis nas lojas do app — os que estão lá, são falsos. Fique alerta!
Chaves são seguras
As chaves serão usadas unicamente para receber dinheiro. O risco de alguém “descobrir” a sua é você receber dinheiro de forma inesperada e não perder, pois não é possível ter acesso à sua conta bancária somente com sua chave.
Leia também:
Como o Pix pode substituir o dinheiro em espécie no futuro
Pix: Por que os bancos e fintechs querem tanto as suas chaves?
BC aprova novo tipo de instituição de pagamento para atuar também no Pix
(Edição de texto: Marcio Tumen Pinheiro)