MP da Eletrobras: parecer do relator é quase um novo marco para o setor elétrico
A ver como o mercado deve digerir essa questão nesta quinta-feira (17). Ouça análises de especialistas neste episódio do podcast Abertura de Mercado
A Medida Provisória (MP) que viabiliza a capitalização da Eletrobras roubou a cena da “super quarta”, que reuniu as decisões dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos.
O parecer apresentado pelo senador Marcos Rogério na noite desta quarta-feira (16) foi surpreendente –- o texto cria, praticamente, um novo marco para o setor elétrico e provocou reação imediata.
O grupo união pela energia, que une 45 entidades do setor produtivo, resumiu: ficou pior do que estava. Numa nota, eles ressaltam que projeto invade espaço do planejamento e amplia o risco de investimentos.
A ver como o mercado deve digerir essa questão nesta quinta-feira (17). Na véspera, bolsa e dólar já não reagiram bem ao anúncio do banco central americano de que a autoridade pretende adiantar a alta dos juros para 2023.
No fim do dia, o banco central brasileiro anunciou alta de 0,75 ponto percentual na Selic, como era amplamente esperado, e disse que vai abandonar o ajuste parcial, o que significa, na prática, que o aumento da taxa deverá ser mais rápido e forte em vez de moderado, devido ao maior risco inflacionário.
Neste episódio do Abertura de Mercado, a comentarista de economia da CNN Thais Herédia ouve especialistas e explica melhor a relação entre todos os fatores e como eles devem, e já estão, afetando o mercado.
*Texto publicado por Ligia Tuon