Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ibovespa fecha em leve alta; dólar fica a R$ 5,31 após aumento de juros nos EUA

    Principal índice da B3 registrou terminou dia com alta discreta de 0,2%, após sessão fortemente volátil, enquanto moeda norte-americana encerrou rondando a estabilidade

    Do CNN Brasil Business*

    O Ibovespa encerrou em leve alta nesta quarta-feira (14), de 0,2%, aos 103.745,77 pontos, em sessão marcada pela volatilidade, recuperando algum terreno no final após duas sessões negativas, embora a mudança na Lei das Estatais na Câmara dos Deputados e uma perspectiva de juros mais altos por mais tempo nos Estados Unidos tenham pesado na confiança dos investidores.

    Agentes financeiros citaram acenos do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a pautas caras ao mercado, incluindo o tema fiscal, como um fator que pode ter ajudado as ações.

    Méliuz foi a maior influência positiva (7,02%), enquanto Petrobras desabou e teve o maior impacto negativo, com as ordinárias registrando perdas de quase 10% e as preferências perto de 8%.

    O dólar encerrou na estabilidade, com variação negativa de 0,01%, cotado a R$ 5,309 após um dia alternando os sinais.

    Fed

    O Federal Reserve (Fed – o banco central dos Estados Unidos), anunciou alta de 0,5 ponto percentual na taxa de juros, que fica agora entre 4,25% a 4,50%, o menor aumento dos sete seguidos realizados pelo banco no último ano.

    De acordo com o comunicado do banco, a decisão foi unânime e levou em consideração a baixa taxa de desemprego no país e a inflação ainda elevada, em 7,1% no acumulado dos últimos 12 meses. Segundo o Comitê de Política Monetária, a meta é de 2%.

    Cenário doméstico

    O dia ainda teve rescaldo das nomeações feitas pelo futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na véspera, mas o fato do dia foi aprovação de uma mudança na Lei das Estatais, que aconteceu no fim da noite de ontem na Câmara dos Deputados.

    O projeto vai permitir que Aloizio Mercadante assuma a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) sem enfrentar os limites impostos pela lei aprovada no governo Temer.

    A aprovação da proposta vem após rumores que surgiram na segunda-feira, dizendo que o novo governo revogaria a Lei das Estatais com Medida Provisória, o que causou grande preocupação no mercado.

    A rápida aprovação da proposta sinaliza, primeiro, um arranjo muito bem azeitado entre Arthur Lira, presidente da Câmara, e o presidente eleito Lula, e uma disposição preocupante de alterar regras para acomodar projetos políticos do PT, na avaliação de analistas do mercado.

    O texto, que agora vai para o Senado, diminui de 36 meses para 30 dias a quarentena exigida para quem tem atuado numa campanha eleitoral ou participado de decisões partidárias, o caso de Mercadante.

    O projeto também facilitou as indicações para conselho diretor ou diretoria colegiada das agências reguladoras.

    *Com informações de Thais Herédia, analista de economia da CNN / publicado por Ligia Tuon e Ana Carolina Nunes, do CNN Brasil Business

     

    Tópicos