Juros a 3%: ainda é possível ganhar dinheiro com a renda fixa?
O podcast "O Que eu faço?" traz as principais dúvidas e respostas sobre o tipo de investimento preferido do brasileiro
O Comitê de Política Monetária (Copom) surpreendeu a boa parte do mercado na semana passada ao cortar os juros da taxa Selic em 0,75 ponto, a 3%. A menor taxa de juros da história no Brasil visa estimular o consumo e, também, diminuir o tombo da economia em 2020. Porém, como que ficam os investimentos em renda fixa a partir de agora?
O brasileiro, que sempre preferiu a renda fixa a tomar risco na bolsa, conseguirá ter algum retorno com juros tão baixos?
Para entender melhor sobre esse cenário, o podcast “O que eu faço?” ouviu Cal Constantino, superintendente de renda fixa da Santander Asset Manageament. Segundo ele, a renda fixa não deixará de ter boas opções, mesmo com uma taxa de juros tão baixa.
Os investidores conservadores que não conseguem conceber a ideia de que podem perder seu dinheiro com a volatilidade da bolsa ainda tem boas opções, especialmente nos contratos mais longos.
E como explicar a perda que alguns ativos tiveram no mês de abril? O título do Tesouro Prefixado para 2026, por exemplo, teve uma redução de 4,7% no mês passado. Já o Tesouro IPCA+ 2055 se desvalorizou ainda mais no mesmo período: 16,6%. Segundo Constantino, como se tratam de títulos de longo prazo, não é necessário se preocupar. “Apenas se o investidor resgatar o dinheiro antes haverá perda de rentabilidade”, diz Constantino.
Para entender melhor sobre o tema, confira o novo episódio #5 do podcast “O que eu faço?”, comandado por Fernando Nakagawa, diretor do CNN Business, e Luciana Barreto, âncora da CNN.
Confira todos os episódios do podcast “O que eu faço?”:
#4 – Com a aposentadoria mais distante, como poupar para a velhice?
#3 – Bolsa despenca no ano em meio à pandemia. É hora de entrar?
#2 – O dólar não para de subir em 2020. É hora de comprar a moeda americana?
#1 – Reserva de emergência em tempos de COVID-19: como organizar e onde investir