Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jogo Roblox estreia em Wall Street e já vale mais de US$ 45 bilhões

    A Roblox tinha 32,6 milhões de usuários ativos diários no final de 2020 e prevê que terá de 34,6 milhões a 36,4 milhões até o final de 2021

    Mulher inclui máscara de proteção a personagem de jogo do Roblox em meio à pandemia do coronavírus
    Mulher inclui máscara de proteção a personagem de jogo do Roblox em meio à pandemia do coronavírus Foto: REUTERS/Phil Noble

    Paul R. La Monica, do CNN Business, em Nova York

    As ações da popular plataforma de videogame Roblox estreiaram em Wall Street na quarta-feira (10) e subiram quase 55%, para US$ 69,50, avaliando a empresa em mais de US$ 45 bilhões.

    O jogo se descreve como um “metaverso”, ou mundo digital paralelo, em que os jogadores podem fazer seus próprios avatares e construir ambientes para jogar, como parques temáticos virtuais ou áreas de mergulho.

    “É uma comunidade incrível onde as pessoas estão criando juntas”, disse o CEO e co-fundador da Roblox David Baszucki em uma entrevista ao CNN Business quarta-feira. Sua participação na empresa agora vale mais de US$ 4 bilhões.

    Trata-se de um produto gratuito para download em smartphones, tablets e consoles. A empresa gera quase toda a sua receita com a venda de sua moeda Robux, que pode ser usada para comprar objetos virtuais no jogo. Mais da metade dessas vendas é por meio das lojas de aplicativos da Apple (AAPL) e Google (GOOGL). É um negócio grande –e em rápido crescimento.

    Para se ter uma ideia, a companhia registrou receita de quase US$ 925 milhões no ano passado, um aumento de 82% em relação a 2019. Também reportou no início deste mês que agora espera que as vendas aumentem cerca de 60% este ano, para uma faixa de US$ 1,44 bilhão a US$ 1,52 bilhão.

    A Roblox tinha 32,6 milhões de usuários ativos diários no final de 2020 e prevê que terá de 34,6 milhões a 36,4 milhões até o final de 2021.

    Hoje, a maioria dos jogadores da empresa são crianças de até 13 anos. Mas Baszucki disse que a empresa está se aproximando de um ponto em que a maioria de seus jogadores não serão pré-adolescentes. Ele disse que o grupo de usuários do Roblox de 17 a 24 anos está crescendo muito rapidamente.

    A plataforma observou, inclusive, na papelada que trocou com a Securities and Exchange Commission (CVM americana) para abrir capital, que ter uma base de usuários tão jovem levará a um maior escrutínio da plataforma.

    “O aumento do uso de ofertas de entretenimento interativo como o nosso por consumidores, incluindo consumidores mais jovens, pode levar a pedidos de leis e regulamentos de proteção ao consumidor mais rigorosos que podem impor encargos adicionais a empresas como a nossa”, disse Roblox.

    Isso significa que a empresa deve garantir que o jogo permaneça seguro para menores que o jogam e que as práticas de privacidade sejam estritamente aplicadas. Também já possui salvaguardas para garantir que os usuários mais jovens não gastem muito comprando Robux.

    Baszucki disse estar animado com a estreia no mercado de ações, acrescentando que é bom para os investidores e funcionários de longo prazo da Roblox, que foi fundada em 2004, participarem financeiramente do sucesso da empresa.

    Roblox listou ações diretamente na Bolsa de Valores de Nova York, em oposição à emissão de novas ações em uma oferta pública inicial. A NYSE havia estabelecido um preço de referência de US$ 45 por ação para as ações.

    Spotify (SPOT), Slack (WORK) (que está em processo de compra pela Salesforce (CRM)) e Palantir também se tornaram públicos por meio de listagens diretas. “Para nós, uma listagem direta parecia natural. Ela reúne toda a comunidade e todos estão pagando o mesmo preço na abertura do pregão”, disse Baszucki.

    Então, o que vem por aí para a empresa agora que ela é negociada publicamente? Roblox ainda não é lucrativa. Ela perdeu mais de US$ 253 milhões em 2020, ante uma perda de cerca de US$ 71 milhões um ano antes.

    Baszucki disse que a empresa buscará gerar mais vendas com publicidade, mas de forma orgânica. Os usuários, por exemplo, podem pagar para usar tênis da Nike no jogo em vez de ver grandes outdoors da Air Jordan no Roblox.

    “A pequena quantidade de publicidade que temos feito é envolvente e autêntica”, disse Baszucki ao CNN Business. O gestor, cujo nome de usuário no jogo é builderman, acrescentou que não está muito preocupado com o fato do game ser uma moda passageira que acabará perdendo popularidade.

    Ele observou que o jogo continuou a adicionar usuários, mesmo que os jogadores tenham outras opções como Minecraft, Fortnite e o cada vez mais popular Among Us para jogar durante seu tempo livre.

    A Roblox se junta a uma lista crescente de empresas chamadas de unicórnios que abriram o capital nos últimos meses e dispararam, como Bumble, Poshmark, Airbnb e DoorDash. A empresa de softwares de jogos Unity também abriu o capital em setembro passado e suas ações quase dobraram desde então.

    Mais estreias no mercado de ações são esperadas ainda este ano, com Instacart, Coinbase e Robinhood.

    *Texto traduzido, clique aqui para ler o conteúdo original