Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inverno aquece turismo na região serrana do Rio de Janeiro

    Hotéis registram ocupação máxima nos fins de semana de julho

    Isabelle Resende, da CNN, no Rio de Janeiro

     

    As baixas temperaturas têm aquecido o turismo na Serra fluminense nos fins de semana. Com a chegada do inverno e das férias de julho, a ocupação da rede hoteleira chega a 75% em alguns municípios, limite máximo estabelecido pelas regras sanitárias do estado do Rio. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) apontam um aumento na média geral de ocupação, que estava na casa dos 35% em junho e passou para 60,4% em julho. 

    Para atrair os visitantes, as cidades apostam em festivais gastronômicos com cardápios diferenciados. Segundo a Organização Mundial de Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivador para viagens, atrás apenas de cultura e natureza, e na frente de compras, bem-estar, esportes e religião. 

    Em Petrópolis, o movimento nos restaurantes e bares — seguindo limitações de público e as regras sanitárias — aumentou pelo menos 30%.  A cidade, que fica a 50 minutos da capital fluminense e a pouco mais de uma hora de Juiz de Fora (MG), é destino de visitantes que buscam viagens rápidas. Quem quiser aproveitar o friozinho na cidade imperial também vai poder curtir a 12ª Edição do Festival de Fondue, que acontece em 37 restaurantes até o dia 31 de julho. 

    “É um roteiro delicioso para quem vai estar hospedado na cidade por alguns dias, para quem faz um ‘bate e volta’ como mineiros e cariocas e também para o morador que ainda tem a opção de degustar em casa”, afirma o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros. 

    Outras cidades também se destacaram, como, por exemplo, Vassouras, na região turística Vale do Café, que registrou 70% de ocupação; Itatiaia, no Pico das Agulhas Negras, com 55%; e Teresópolis e Nova Friburgo, na Serra fluminense, que marcaram, respectivamente, 50% e 37,5% de ocupação.  

    Com a restrição de viagens por causa da pandemia, a busca por cidades do interior do estado tem aumentado. Para garantir que os protocolos de segurança sejam cumpridos, a Secretaria de Estado de Turismo vem realizando, juntamente com as secretarias municipais, um trabalho de conscientização dos representantes do setor.