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    INSS alerta para golpes envolvendo revisão de benefícios; veja como se proteger

    Órgão diz que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos

    Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

    Raphael Coraccini, colaboração para o CNN Brasil Business, em São Paulo

     

    A proliferação de golpes relacionados a dados pessoais no Brasil em 2021 tem atingido também as pessoas que recebem benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O órgão alertou que golpistas estão se aproveitando das revisões em alguns pagamentos para tentar obter dados pessoais dos beneficiários e praticar golpes.

    Os criminosos tentam se passar pelo INSS enviando alguma comunicação em nome do órgão para que os beneficiários cedam informações pessoais. O contato fraudulento pode acontecer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.

    Os golpes desse tipo são conhecidos como phishing (algo como pescaria de dados), quando o criminoso convence a vítima a entregar dados que ele ainda não tem e que podem ser usados para crimes relacionados a roubo, falsidade ideológica, entre outros.

    No caso de o cliente identificar uma tentativa de fraude relacionada ao INSS, é preciso entrar em contato com o número de telefone 135 ou pelo canal da ouvidoria do INSS na internet, no site Fala BR.  

    Como evitar cair nesses golpes? 

    O INSS dá algumas dicas sobre como evitar cair em golpes relacionados aos benefícios. A primeira delas é manter atualizados os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Para fazer isso, o beneficiário pode entrar no aplicativo ou site Meu INSS ou ligar para o número 135 e solicitar a atualização dessas informações.

    O órgão diz ainda que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados nem pede o envio de fotos de documentos. Portanto, caso alguém entre em contato pedindo essas informações em nome do INSS, a recomendação é encerrar a ligação e bloquear o contato.

    Nenhuma comunicação do INSS via mensagem de texto (SMS) contém link de site de internet ou pedido de documentos. Os SMS enviados pelo órgão sempre partem do número 280-41 e têm apenas a finalidade de informar o beneficiário, nunca pedir informações para ele ou solicitar que acessem algum link.

    Há casos em que o INSS convoca a pessoa para apresentar documentos e atualizar o benefício. Porém, sempre que há uma convocação desse tipo, ela fica registrada no aplicativo ou no site Meu INSS e também pode ser confirmada por telefone, no número 135.

    Qualquer serviço deve ser agendado ou realizado pelos canais oficiais do INSS, que são o aplicativo ou site Meu INSS e a agência da Previdência Social, que atende mediante agendamento via aplicativo ou site ou pelo telefone 135.

    Veja como está sendo feita a atualização de cada um dos benefícios pagos pelo INSS.

    Revisão administrativa 

    O órgão notifica os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União. A apresentação de documentos, caso seja solicitada, é feita por site ou aplicativo Meu INSS ou nas agências, depois de agendamento feito pelos canais digitais ou pelo número 135.

    Revisão de auxílio por incapacidade temporária

    O antigo auxílio-doença, agora conhecido por auxílio por incapacidade temporária, começará a ser revisto em agosto e as convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. O beneficiário deve agendar a perícia médica pelo site ou app Meu INSS ou pelo telefone 135.

    Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada – BPC

    Nessa revisão, feita desde 2019, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário Oficial da União. Quem for convocado deve usar o site ou aplicativo Meu INSS ou as agências da Previdência Social mediante agendamento via canais digitais ou pelo telefone 135.