Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Inflação dos EUA sobe 0,3% em abril e desacelera pela primeira vez desde agosto

    No acumulado de 12 meses, indicador de inflação caiu de 8,5% para 8,3% indicando que inflação pode ter atingido pico

    Anneken Tappeda CNN

    A inflação dos Estados Unidos desacelerou em abril pela primeira vez desde agosto de 2021. Os preços ainda aumentaram, mas em um ritmo mais lento do que nos meses anteriores.

    O Índice de Preços ao Consumidor (CPI na sigla em inglês) subiu 8,3% nos 12 meses encerrados em abril, informou o Centro de Estatísticas Laborais nesta quarta-feira (11). Foi uma queda em relação aos 8,5% registrados em março, que havia sido o maior nível em mais de 40 anos.

    Excluindo categorias de produtos mais voláteis, como alimentos e energia, o núcleo do CPI ficou em 6,2% no mesmo período.

    Somente em abril, os preços aumentaram 0,3%, ajustados para variações sazonais, menos do que o salto de 1,2% registrado em março. Sem os preços de alimentos e energia, o núcleo de inflação subiu 0,6%, acima da alta de 0,3% no mês anterior.

    Economistas consultados pela Reuters projetavam avanço de 0,2% em abril e de 8,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Os dados de quarta-feira sugerem que o pico da inflação ficou para trás, assim como esperavam os economistas, o Federal Reserve e a Casa Branca. Mas ainda há muitos fatores que manterão os preços elevados durante o verão.

    A guerra na Ucrânia pressionou os preços da energia e dos alimentos. Enquanto isso, novos lockdowns relacionados à Covid-19 na China ameaçam exacerbar os problemas da cadeia de suprimentos com os quais o mundo vem lutando desde o ano passado. Isso significa que é incerto o quanto o ritmo da inflação pode desacelerar até que esses problemas sejam resolvidos.

    Além disso, a inflação passou de bens para serviços à medida que se espalhou por diferentes partes da economia, e não está mais restrita a categorias que foram explicitamente afetadas pela pandemia ou eventos geopolíticos, como carros usados ​​ou gasolina. Isso pode significar que os preços altos serão mais difíceis de conter  mesmo quando esses dois fatores diminuírem.

    “O pico da inflação pode ter ficado para trás, mas o relatório do CPI de hoje aponta para uma longa e lenta queda ou talvez até um platô em torno de 8% até que os preços comecem a cair significativamente”, disse Robert Frick, economista corporativo da Navy Federal Credit Union.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original