Índices financeiros sobem na Ásia e Europa com otimismo sobre governo Biden
Mercados avançam nas primeiras horas desta segunda-feira (9), com os investidores reagindo à vitória do democrata nas eleições presidenciais
Mercados internacionais avançam nas primeiras horas desta segunda-feira (9), com os investidores reagindo à vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA.
Na região da Ásia e Pacífico as Bolsas refletiram o otimismo com as ações do governo do democrata, que pode adotar posturar menos radicais que as de Donald Trump na guerra comercial entre Estados Unidos e China.
O Índice Kospi da Coréia do Sul (KOSPI) subiu 1,3%, enquanto o Índice Hang Seng (HSI) de Hong Kong teve alto 1,2% e o Índice Composto de Xangai da China (SHCOMP) subiu 1,1%.
O Nikkei (N225) do Japão – já negociando em seu nível mais alto em quase três décadas – subiu 2,1%.
Leia também:
Líderes empresariais parabenizam Joe Biden por vitória
Os desafios econômicos que Joe Biden precisa enfrentar no comando dos EUA
Nos EUA, os futuros do Dow (INDU) subiram 377 pontos, ou cerca de 1,3%. Os futuros do S&P 500 (SPX) tiveram alta de cerca de 1,5% e os futuros do Nasdaq (COMP) subiram 2%.
O movimento de alta veio depois que as ações encerraram sexta-feira praticamente inalteradas. O Dow caiu 67 pontos, ou 0,2%. O S&P 500 e o Nasdaq ficaram estáveis.
Wall Street já esperava uma vitória de Biden, já que a eleição parecia favorecer o democrata na semana passada. Mas os investidores agora podem reagir com mais certeza: a CNN projetou no sábado que Biden é o presidente dos Estados Unidos.
Embora a corrida pelo controle do Senado ainda esteja em jogo – é provável que ainda haja eleições para o segundo turno na Geórgia – os investidores também esperam que os republicanos controlem a Câmara. Tal resultado provavelmente significaria políticas mais modestas sobre impostos e regulamentações.
“É o que acontece na corrida ao Senado que pode determinar o próximo movimento para cima ou para baixo”, disse o analista-chefe de mercado da CMC Markets, Michael Hewson. “Se isso parece que pode mudar no segundo turno de janeiro, então você pode ver alguma fraqueza em certas partes do mercado de ações, caso os democratas realizem seu desejo da onda azul.”
Europa
As ações europeias também saltam nesta segunda-feira, com a vitória de Biden aumentando as esperanças de melhores laços comerciais entre Washington e a Europa.
O STOXX 600 pan-europeu subiu 1,3% até 0805 GMT, com as ações alemãs dependentes do comércio subindo 1,6%, já que os dados também mostraram que as exportações na maior economia da Europa subiram mais do que o esperado em setembro.
O STOXX 600 de referência terminou sexta-feira com uma das melhores semanas deste ano, embora o aumento de casos do novo coronavírus em todo o continente tenha limitado os ganhos. A atenção dos investidores também tem estado nas negociações comerciais do Brexit, com o primeiro-ministro britânico Boris Johnson dizendo que um acordo estava “ali para ser feito”.
(Com informações de Sagarika Jaisinghani, da Reuters; e Sherisse Pham e Jazmin Goodwin, da CNN)