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    Gol enfrenta crise de caixa já que ainda não há passageiros para os seus voos

    A empresa está tendo dificuldades, como quase todas as companhias aéreas do mundo, devido às medidas de isolamento social que derrubaram a demanda

    Marcelo Rochabrun e Alberto Alerigi Jr, da Reuters

    A Gol disse nesta sexta-feira que seu consumo diário de caixa pode aumentar até quatro vezes nos próximos três meses em comparação ao segundo trimestre, acumulando prejuízo em 2020 que já soma R$ 4,3 bilhões.

    A empresa está tendo dificuldades, como quase todas as companhias aéreas do mundo, devido às medidas de isolamento social que derrubaram a demanda por viagens aéreas. O prejuízo do segundo trimestre foi de quase R$ 2 bilhões.

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    As próprias previsões da Gol mostram que, em breve, ela pode enfrentar uma crise de liquidez. A empresa aérea está programada para reembolsar a Delta Air Lines em setembro por um empréstimo avaliado em 300 milhões de dólares. Se pagar o empréstimo, poderá queimar mais caixa do que o valor que tem disponível no momento.

    Atualmente, a Gol tem R$ 416 milhões em caixa e equivalentes, embora diga que sua liquidez total é muito maior, de cerca de R$ 3,3 bilhões.

    Executivos da empresa afirmaram que é uma possibilidade “viável” que a Delta concorde em adiar o reembolso, mas o presidente-executivo Paulo Kakinoff não confirmou se está atualmente negociando com a companhia norte-americana.

    “O apoio contínuo dos stakeholders da Gol é fundamental para garantir que a companhia mantenha os meses necessários de caixa disponível para atravessar a crise”, disse a companhia em comunicado.

    As rivais regionais Avianca Holdings e Latam Airlines entraram em recuperação judicial em maio, em parte por causa de dívidas que vencem no curto prazo e não devem conseguir pagar.

    Kakinoff disse que a Gol não contratou assessores de reestruturação para um possível pedido de recuperação judicial e que qualquer ação desse tipo não está atualmente em seu radar.

    A queima de caixa da Gol deve aumentar, no entanto, independente de a empresa pagar a Delta ou não.

    A companhia aérea afirmou que queimou R$ 3 milhões em caixa por dia no segundo trimestre e que a conta vai subir para 12 milhões nos próximos três meses se pagar a Delta. Se a Gol não honrar o compromisso com a Delta, os desembolsos diários de caixa ainda assim vão dobrar para R$ 6 milhões.

    Executivos disseram que o governo federal pode fornecer à Gol alguma liquidez extra, mas que levaria cerca de 60 dias para que qualquer dinheiro seja desembolsado. As negociações sobre auxílios estatais começaram quando a crise do coronavírus atingiu o país em março e os termos para um potencial empréstimo de R$ 2 bilhões ainda não foram finalizados.

    Kakinoff também afirmou que a companhia espera retomar 80% das rotas domésticas até dezembro e que está operando atualmente 200 voos diários, enquanto operava 50 voos por dia no pior momento da crise, em abril.

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