Fortalecimento da indústria deve ser prioridade segundo 90% dos brasileiros
A conclusão é da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: indústria brasileira na visão da população, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria
Nove em cada dez brasileiros concordam totalmente ou em parte que ter uma indústria forte deve ser prioridade para acelerar a retomada do crescimento no país. Isso porque a maior parte da população considera o setor importante para o desenvolvimento econômico: 97% dos brasileiros acham que, para a economia crescer, a indústria também precisa crescer.
A conclusão é da pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira: indústria brasileira na visão da população, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (17). Ao todo, foram ouvidas 2002 pessoas, entre 5 e 8 de dezembro de 2020.
A pesquisa aponta que, para 84% dos entrevistados, “ter uma indústria fraca é ruim para a população do país”. Além disso, enquanto 94% defendem mais investimento no setor industrial, 98% dos participantes acreditam que a indústria é importante ou muito importante para a criação de empregos.
Trabalho no setor
A Indústria puxou a criação de vagas em janeiro deste ano, abrindo 90.342 postos de trabalho formal, de acordo com o Caged.
Não à toa, a pesquisa da CNI concluiu ainda que 80% dos brasileiros encorajariam os filhos a trabalhar no setor industrial. Em 2014, esse percentual era de 74%.
Apesar da importância da Indústria, 60% da população avalia que a indústria está desaparecendo. Para 85%, a indústria enfrenta custos elevados.
“Ainda assim, dois em cada três brasileiros consideram a indústria brasileira moderna e capaz de concorrer com as indústrias de outros países”, pondera a CNI.