Corrida dos eVTOLs: conheça os principais projetos de ‘carros voadores’
Aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical devem trazer nova modalidade de transporte urbano
Empresas estão apostando que em poucos anos haverá uma nova modalidade de transporte com os eVTOLs, sigla em inglês para aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical.
Também chamados de “carros voadores” ou “táxis aéreos”, esses veículos devem inaugurar o mercado de mobilidade aérea urbana e também uma nova era na aviação, com aeronaves de alta tecnologia.
Os primeiros veículos dessa nova categoria têm estreia previstas entre 2024 e 2026 em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil. A princípio, essas aeronaves contarão com pilotos a bordo acompanhando os viajantes, mas essa concepção deve durar pouco tempo.
No médio prazo, os eVTOLs terão controles autônomos plenamente capazes de realizar viagens seguras e a preços módicos, sem contar com a praticidade de realizar deslocamentos urbanos por via aérea.
Conheça a seguir as principais empresas envolvidas no desenvolvimento dos eVTOLs e seu projetos:
CityAirbus
Estreia: 2025
Pedidos: Não informado
Iniciado em 2015, o projeto CityAirbus é liderado pela Airbus Helicopters, a divisão de helicópteros do grupo Airbus. O primeiro demonstrador do eVTOL da empresa, chamada Vahana, iniciou a campanha de ensaios aéreos controlados remotamente em 2019.
Desde então, diferentes versões do veículo, tripulados e não tripulados, já realizaram mais de 240 testes. A versão recente, apresentada neste mês, é o CityAirbus NextGen, modelo que deve voar em 2023 e alcançar a certificação operacional em meados de 2025, de acordo com a fabricante.
O eVTOL da Airbus está sendo desenvolvido para voar a velocidade de cruzeiro de 120 km/h e percorrer 80 km transportando quatro passageiros.
Segundo os idealizadores do projeto, essa performance é “perfeitamente adequada” para operações em grandes cidades e uma variedade de missões. Apesar dos avanços, a empresa ainda não informa se recebeu pedidos pelo novo produto.
Eve
Estreia: 2026
Pedidos: 635
Nova subsidiária da Embraer, a Eve é um dos nomes mais engajados na causa da mobilidade aérea urbana. Além de fabricar o eVTOL, a empresa brasileira também trabalha com parceiros do desenvolvimento de todo ecossistema que permitirá o emprego comercial dessas novas aeronaves.
Isso inclui projetos sobre postos de recarga elétrica para os veículos, vertiportos de embarque e desembarque de passageiros e elaboração de novos regulamentos de tráfego aéreo, entre outros.
A Eve também desponta como a fabricante de eVTOLs que anunciou mais compromissos públicos com clientes: até o momento, a empresa já se comprometeu com a produção de 635 aeronaves para sete clientes, incluindo duas companhias brasileiras, a Helisul e a Flapper.
Em anúncios recentes, a divisão da Embraer diz que a entrega dos primeiros aparelhos está programada para 2026.
Lilium
Estreia: 2025
Pedidos: 220
Fundada em 2015, a startup Lilium, sediada na Alemanha, propõe o Lilium Jet, projetado para transportar sete passageiros a 400 km/h. A propulsão do veículo ficará a cargo de 36 motores elétricos instalados em asas móveis. Os testes de voo com protótipos estão em andamento desde 2019.
A Lilium já conta com ao menos um cliente: a companhia brasileira Azul Linhas Aéreas, que no mês passado anunciou um plano para adquirir 220 eVTOLs da empresa alemã, avaliados em até US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,2 bilhões) e com previsão de início das operações para 2025.
Volocopter
Estreia: 2024
Pedidos: 150
Outra empresa alemã, a Volocopter (antes chamada E-Volo) é pioneira em projetos de veículos eVTOLs. A empresa iniciou sua trajetória no mercado em 2011, mesmo ano em que fez suas primeiras demonstrações de voos com o protótipo VC1.
A companhia também já conseguiu angariar investimentos milionários de grandes conglomerados, incluindo a Geely, umas das maiores fabricantes de automóveis da China, que no mês passado anunciou a compra de 150 aeronaves da marca germânica (o valor do negócio não foi divulgado).
Por ser a empresa mais antiga nesse ramo, a Volocopter pode ser a primeira fabricante a conseguir a certificação operacional para sua aeronave com 18 motores elétricos, o VoloCity, que tem estreia prevista para 2024.
Além deste modelo, que comporta dois ocupantes e já prevê o uso de comandos autônomos, a empresa também trabalha no desenvolvimento do VoloConnect, de maior performance e capacidade para três passageiros, e um aparelho específico para entrega de mercadorias, o VoloDrone.
Vertical Aerospace
Estreia: 2024
Pedidos: 500
A Vertical Aerospace, do Reino Unido, é o fornecedor escolhido pela companhia aérea Gol em seu plano para operar eVTOLs. A empresa brasileira anunciou neste mês um acordo para receber 250 exemplares do VA-X4, aeronave com oito motores elétricos e cabine para quatro passageiros.
Segundo dados do fabricante, o modelo poderá voar a velocidade de 320 km/h e realizar viagens de até 160 km.
Os modelos encomendados pela Gol serão alugados pela Avolon, empresa de leasing de aeronaves que encomendou 500 unidades do “carro voador” britânico, que é esperado no mercado em 2024 – os demais aparelhos serão destinados às companhias aéreas Virgin Atlantic e American Airlines.
Diferentemente dos outros fabricantes, o VA-X4 ainda não foi demonstrado em voo, algo que deve acontecer somente em 2023, de acordo com a programação da Vertical Aerospace.
A Vertical, sediada em Bristol, na Inglaterra, diz que a VA-X4 que comporta quatro passageiros e possui emissões de carbono zero voará a 200 milhas (321 km/h) por hora por mais de 160 milhas (257 km). A startup planeja realizar o primeiro voo teste no fim do ano, com certificação a partir de 2024.