Conselho Europeu aprova fundo de € 5 bi para diminuir impacto negativo do Brexit
Segundo Conselho, os recursos permitirão que as empresas públicas e privadas reduzam os efeitos da interrupção dos fluxos comerciais, incluindo novos custos de procedimentos administrativos e alfandegários
O Conselho Europeu aprovou nesta terça-feira (28) um fundo de reserva de cinco bilhões de euros para ajudar os países da região a enfrentar o impacto negativo do Brexit, como é chamado o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. Essa era a última etapa necessária para que a medida entrasse em vigor.
Ao detalhar o uso do fundo, o Conselho explica que os recursos permitirão que as empresas públicas e privadas reduzam os efeitos da interrupção dos fluxos comerciais, incluindo novos custos de procedimentos administrativos e alfandegários.
“O fundo de cinco bilhões de euros (a preços de 2018) apoiará as regiões, setores e comunidades mais atingidos para cobrir custos extras, compensar perdas ou combater outros efeitos econômicos e sociais adversos decorrentes diretamente da saída do Reino Unido da União Europeia”, diz um comunicado do órgão.
A reserva financiará medidas introduzidas de 1º de janeiro de 2020 até 31 de dezembro de 2023.