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    Como a variante Delta está afetando os restaurantes nos EUA

    Até o momento, o setor continua com boa aparência, mas o crescimento está desacelerando

    Danielle Wiener-Bronnerdo CNN Business

    Funcionário higieniza mesas para reabertura de restaurantes
    Funcionário higieniza mesas para reabertura de restaurantes em Los Angeles, em 30/03/2021 / Los Angeles Times via Getty Image

    Por um momento, no final da primavera e no início do verão, parecia que os operadores de restaurantes estavam começando a ver a luz no fim do túnel.

    As vacinas Covid-19 estavam publicamente disponíveis e mais americanos estavam tomando a vacina. Estados e cidades aliviaram suas restrições à pandemia, incluindo regras de máscara e limitações de capacidade para refeições em ambientes fechados. As pessoas começaram a fazer mais reservas e as vendas dispararam.
    Mas esse momento já passou. Agora, com os casos de Covid-19 surgindo mais uma vez à medida que a variante Delta do coronavírus se espalha em grande parte pelos não vacinados, os restaurantes estão se perguntando o que virá pela frente.

    Até o momento, o setor continua com boa aparência, mas o crescimento está desacelerando. De acordo com o Census Bureau, as vendas em bares e restaurantes cresceram 1,7% de junho a julho. Esse crescimento é mais lento do que de maio a junho, quando as vendas cresceram 2,4%.
    Alguns donos de restaurantes estão começando a ver interrupções na forma de vendas lentas, não comparecimento, hóspedes nervosos e soluços na cadeia de suprimentos. Alguns se perguntam quando podem começar a voltar ao normal, como as coisas vão ficar ruins e se eles serão capazes de sobreviver.

    As vendas caem e as pessoas se mascaram

    O restaurante de Nya Marshall em Detroit, o Ivy Kitchen, estava aberto há cerca de seis meses quando o Covid apareceu. Depois de um ano difícil, ela finalmente sentiu que a situação estava começando a melhorar na primavera.

    As coisas estavam melhorando”, disse ela. “As pessoas estavam voltando.” Marshall finalmente foi capaz de começar a ver o ímpeto em todo o restaurante. A comunidade local estava “realmente abraçando quem somos”, disse ela.

    Mas cerca de seis semanas atrás, as coisas mudaram, disse ela. As vendas da Ivy Kitchen caíram cerca de 24% desde então, disse ela.
    “A variante Delta é enervante para as pessoas”, disse ela. Ela notou que os clientes estão mais uma vez usando máscaras em ambientes fechados, embora as pessoas totalmente vacinadas não sejam atualmente obrigadas por lei a fazê-lo em Michigan. Alguns clientes também pediram para permanecer socialmente distantes.
    Marshall está preocupado com a possibilidade de outro desligamento. “Tenho medo de uma paralisação todos os dias”, disse ela. “Tenho certeza de que não sobreviveremos a outro desligamento”, disse ela. “Nós quase não sobrevivemos a este último.”

    Mais faltas e pedidos de refeições ao ar livre

    Laurie Thomas, diretora executiva da Golden Gate Restaurant Association e proprietária dos restaurantes Rose’s Cafe e Terzo de São Francisco, disse que notou um aumento no número de não comparecimentos ou clientes que fazem reservas, mas não aparecem ou cancelam.
    Durante o primeiro fim de semana de agosto, depois que São Francisco restabeleceu seu mandato de máscara devido ao aumento de infecções, “estávamos com 15% a 20% de faltas, o que é muito decepcionante”, disse ela. Normalmente, esse número é de cerca de 5% a 10%.
    E “começamos a ver as reservas mudando drasticamente para fora”, acrescentou ela.

    Logo depois que a Califórnia retirou seu mandato de máscara para indivíduos vacinados em junho, as reservas “voltaram para o interior porque, infelizmente, nosso verão em San Francisco foi frio e nebuloso”, disse Thomas. Mas nas primeiras duas semanas de agosto, “começamos a ver … uma mudança marcante do lado de fora novamente.”

    Idealmente, “queremos que as pessoas se sentem em todos os lugares”, disse ela. “Porque para que um restaurante sobreviva, precisamos estar lotados.”
    Novas exigências começaram na cidade na sexta-feira. Agora, quem quiser comer dentro de casa deve comprovar que está totalmente vacinado.
    Thomas apóia o mandato da vacina. Se os clientes não forem vacinados, “não é tão seguro para nossos funcionários”, disse ela. Mas, ela acrescentou, “Estou muito preocupada que vamos ter [clientes] que … vão se surpreender” com a regra. “E não é isso que queremos.”

    Planos de reabertura em espera e complicações da cadeia de suprimentos

    Steve Sarver é dono de uma pequena rede de restaurantes de sopa e saladas chamada Ladle & Leaf. Entrando na pandemia, ele tinha oito locais abertos no centro de San Francisco , que atendiam principalmente ao público de escritórios. Mas agora, com um número crescente de empresas adiando planos de retorno ao trabalho, apenas dois desses locais estão abertos para negócios e um está fechado permanentemente.

    Há cerca de um mês, Sarver esperava abrir os cinco restantes em setembro. Agora, ele não tem certeza. “É muito difícil para mim prever qual será o nosso plano de estreia”, disse ele. “É difícil prever quando as pessoas desejarão retornar ao distrito financeiro.”

    Dick’s Drive-In, uma pequena rede de restaurantes de serviço rápido de Seattle, está em uma situação diferente. Dick’s atende principalmente clientes que levam seus pedidos para viagem. Mas o aumento nas infecções por Covid-19 ainda está causando impacto na doença de Dick porque está interrompendo a cadeia de suprimentos da empresa.

    “Esta semana é palha, na semana passada era sal, algumas semanas atrás era mostarda”, disse a presidente Jasmine Donovan em uma entrevista recente.
    Cada interrupção representa um desafio único. Em uma ocasião, disse Donovan, um grande distribuidor fechou enquanto colocava os funcionários em quarentena depois que alguém deu positivo. A equipe de Donovan teve que enviar uma van para recolher os produtos. Às vezes, os itens demoram a chegar devido à escassez de mão de obra ao longo da cadeia de abastecimento.

    “É uma luta louca todos os dias para ter certeza de que temos o que precisamos para atender nossos clientes”, disse ela. “Nosso pessoal está sob muito estresse. E nós realmente apreciamos a paciência e a compreensão de todos.”

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