Com iminência de greve, BC diz ter plano para manter sistemas críticos, como Pix e Selic
Servidores aprovaram nesta segunda-feira (28) uma greve em uma reunião virtual com 1.300 funcionários
Com a iminência de uma greve geral de servidores do Banco Central em protesto por reajuste salarial, a autarquia divulgou nesta terça-feira (29) uma nota para esclarecer que “tem planos de contingência para manter o funcionamento dos sistemas críticos para a população, os mercados e as operações das instituições reguladas, tais como STR, Pix, Selic, entre outros”.
Os servidores aprovaram nesta segunda-feira (28) uma greve em uma reunião virtual com 1.300 funcionários, em meio a tentativas de negociação salarial da categoria com o BC. Segundo o sindicato da categoria, mais de 90% dos servidores votaram pela paralisação por tempo indeterminado a partir de 1º de abril.
Os trabalhadores pedem reajuste salarial de 19,9% e as negociações com a direção da instituição não avançaram.
Nos últimos dias, a categoria realizou uma série de protestos com paralisações pontuais, o que começou a gerar problema na coleta e divulgação de indicadores e dados financeiros.
Na nota enviada mais cedo, o BC disse ainda que “reconhece o direito dos servidores de promoverem manifestações organizadas e confia na histórica dedicação, qualidade e responsabilidade dos servidores e de seu compromisso com a Instituição e com a sociedade”.
*Com Estadão Conteúdo