Classe premium economy no avião: saiba o que é, quanto custa e se vale a pena
A classe econômica é a área dos aviões com os preços mais baixos, mas também com menos regalias e espaço para o passageiro se esticar durante o voo. Por outro lado, a classe executiva é cheia de luxo, mas tem preços impagáveis para a maioria dos passageiros. Para resolver essa equação, um número cada vez maior de companhias aéreas investe em uma classe intermediária, conhecida como premium economy, ou econômica premium.
Como o próprio nome já sugere, a classe está mais próxima da econômica do que da executiva. As principais diferenças entre a econômica e a econômica premium estão no maior espaço entre as poltronas, assentos mais largos e qualidade do serviço de bordo. O encosto da poltrona reclina bem mais na econômica premium, mas o assento não chega a virar uma cama, como acontece na executiva.
Leia também:
Fretamento de jato executivo aumenta no Brasil; veja quanto custa alugar um
Primeira classe nas melhores aéreas tem cama de casal, caviar e carta de vinhos
Sala VIP não é só para quem viaja em executiva. Veja como ter acesso
Preços
No preço, a econômica premium também está mais próxima da econômica. Uma passagem de ida e volta entre São Paulo e Frankfurt (Alemanha) para março de 2021 pela Lufthansa sai por R$ 3.950 na econômica, R$ 6.141 na econômica premium e R$ 10.993 na executiva. Já entre São Paulo e Londres (Reino Unido) pela British Airways, os preços para março de 2021 são de R$ 2.725 na econômica, R$ 4.850 na econômica premium e R$ 9.492 na executiva.
Espaço entre os assentos
Os passageiros mais altos sofrem em voos mais longos com o espaço reduzido disponível na classe econômica. Na maioria das companhias aéreas, a distância entre as poltronas varia entre 76 centímetros e 86 centímetros.
Essa é justamente uma das principais vantagens da econômica premium em relação à classe econômica. Na cabine intermediária, o passageiro ganha mais espaço para poder esticar as pernas, já que o espaço entre as poltronas varia de 92 centímetros a 97 centímetros.
Poltronas
Não é só no espaço disponível que as poltronas da econômica premium se diferenciam. O encosto para as costas pode reclinar bem mais e ainda há um apoio para as pernas. Ela não chega a virar uma cama como acontece na executiva, mas já oferece um conforto bem superior.
Além do maior distanciamento para o assento da frente, a poltrona da econômica premium também é mais larga. Isso faz com que o número de assentos por fileira também seja menor. No Boeing 747-8 da Lufthansa, que faz os voos entre São Paulo e Frankfurt, a configuração da classe econômica é 3-4-3. Já na classe econômica premium, a configuração é reduzida para 2-4-2. Com isso, nas laterais do avião há apenas assentos na janela e corredor, sem a poltrona do meio.
Em média, as poltronas da econômica premium têm entre 46 e 51 centímetros de largura, enquanto na classe econômica tradicional elas medem entre 40 centímetros e 46 centímetros.
Check-in e serviço de bordo
Quem paga um pouco a mais também tem algumas regalias extras, que vão do check-in até o serviço de bordo diferenciado. Algumas companhias que contam com a classe econômica premium oferecem guichês de check-in específicos para os passageiros dessa classe. Alguns serviços já estão incluídos no preço da passagem, como marcação antecipada de assento e franquia de bagagem. A pontuação nos programas de fidelidade geralmente também é maior.
A bordo do avião, os passageiros recebem um kit de amenidades com produtos de higiene pessoal, travesseiros e cobertores de melhor qualidade em relação aos oferecidos aos passageiros da classe econômica. Por fim, os passageiros têm um serviço de bordo de melhor qualidade, com um cardápio de refeições mais elaborado e uma maior variedade de bebidas.
Premium economy em voos nacionais
Nos voos nacionais dentro do Brasil, as companhias aéreas Gol, Latam e Azul contam com um espaço diferenciado na parte da frente do avião. As poltronas são as mesmas da classe econômica tradicional. A diferença é no distanciamento entre elas, com mais espaço para as pernas. Na Latam, há o bloqueio do assento do meio, mas a largura da poltrona é a mesma.
Há também uma diferença no serviço de bordo, mas nada muito significativo. A classe econômica premium das companhias aéreas nacionais é dividida da econômica tradicional por uma cortina que fica fechada durante o voo.