Cerca de 40 milhões de pessoas fizeram 1ª transferência bancária com Pix, diz BC
Gratuidade do serviço foi um dos fatores ligados ao sucesso do Pix, segundo diretor


O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, afirmou nesta quarta-feira (6) que cerca de 40 milhões de pessoas no Brasil fizeram sua primeira transferência bancária por meio do Pix.
“Antes nunca tinham feito. Isso é inclusão”, disse, argumentando que parte desse número se deve à gratuidade do sistema e destacando que a inclusão financeira é uma grande meta do Banco Central.
Pinho de Mello participou do “Webinar on Digital Payments Transformation” , organizado pela embaixada da Índia no Brasil.
O diretor do BC repetiu que a autarquia não oferece o serviço diretamente ao cliente final, mas que o arcabouço regulatório criado foi crucial para o sucesso do Pix, como a gratuidade e a obrigação do serviço ser disponibilizado na página inicial dos aplicativos de instituições de pagamento e bancos.
Pinho de Mello ainda destacou que a “chave do sucesso” foi a criação de uma plataforma sem barreiras em que todas as instituições participantes estivessem em um “campo igualitário”.