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    Caixa e WhatsApp fazem parceria para enviar mensagens sobre Auxílio Emergencial

    Nenhuma senha ou dados pessoais serão solicitados para o usuário durante a conversa; saiba como se proteger

    Tamires Vitorio, do CNN Brasil Business, em São Paulo

    A Caixa Econômica Federal e o WhatsApp anunciaram na quinta-feira (15), uma parceria que permite o envio de informações sobre o Auxílio Emergencial para os beneficiários direto no aplicativo de mensagens.

    O canal será utilizado, segundo a Caixa, para comunicar aos usuários informes como a disponibilidade da assistência e liberação para saque em dinheiro, entre outros. 

    As mensagens serão enviadas somente pelo número do Caixa Cidadão, o 0800 726 0207, e apenas quem tem cadastro no Caixa Tem receberá as informações via WhatsApp. Para receber as mensagens, o beneficiário precisa selecionar essa opção no app da Caixa

    Nenhuma senha ou dado pessoal será solicitado para o usuário durante a conversa. Em nota, a Caixa reforça que “é importante que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, como usuário de login e senha”.

    Como se proteger de golpes com parceria da Caixa e do WhatsApp

    • Verifique o selo de autenticidade do canal da Caixa no WhatsApp;
    • Desconfie de qualquer solicitação de dados ou informações pessoais de contatos se fazendo passar pela Caixa;
    • Certifique-se que o endereço do site, o aplicativo instalado no seu celular e os perfis nas redes sociais são os canais oficiais do banco;
    • Não forneça senhas ou dados de usuário em sites ou aplicativos não oficiais;
    • A Caixa não envia SMS nem mensagem no WhatsApp com links e só envia e-mails após autorização do cliente;
    • Nunca clique em links suspeitos, que podem levar à instalação de programas espiões, que ficam ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário;
    • Fique atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clique em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso ou desbloqueio de contas, atualização de cadastro e valores a receber;
    • Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
    • Utilize sempre navegadores e antivírus atualizados;
    • A Caixa jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página;
    • Use somente o teclado virtual para digitar a sua assinatura eletrônica;
    • A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares);
    • A Caixa não envia empregado ou motoboy para recolher cartões;
    • Fique atento ao ser abordado em redes sociais por perfis falsos se passando pela Caixa, sempre verifique se o perfil é oficial.