Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Brasil tem boas chances de recuperação após a pandemia, diz diretor da OMC

    Diretor-geral da Organização Mundial do Comércio falou sobre projeções globais dos impactos do novo coronavírus no setor

    Da CNN, em São Paulo

     

     
     

    Em entrevista ao diretor do CNN Brasil Business, Fernando Nakagawa, o diretor-geral da Organização Mundial do Comérico (OMC), Roberto Azevêdo, falou sobre as projeções do efeito do novo coronavírus na economia mundial e, especificamente, na brasileira.
     
    A OMC já havia revelado a expectativa de recuo entre 13% e 32% no comércio global por causa da pandemia, mas Azevêdo afirmou que, apesar de também ser afetado, o Brasil tem boas chances de recuperação.

    “Seguramente o impacto será forte nas exportações brasileiras, mas ao contrário daquelas grande crises que vimos no passado, essa é uma crise principalmente de saúde. Com a retomada da economia mundial, a brasileira também pode se recuperar, sobretudo com a melhora dos preços das commodities se a demanda subir”, disse.

    O diretor da OMC admitiu que houve receio, principalmente nos dias subsequentes ao surgimento da COVID-19, quando alguns países começaram a anunciar restrições de exportações de bens alimentícios.

    Leia também:
    EUA: todos estados estão em situação de desastre pela 1ª vez na história
    Governo avalia ir à Justiça contra medidas restritivas em estados, diz AGU

    “Isso acabou não se espalhando muito, ficou bem limitado. A parte [brasileira] de alimentos e agronegócio não deve sofrer muito, mas outros fatores indiretos, sim: transporte, colheita e produção por causa da redução da oferta de trabalho. Também a área logística, navios, aviões, o custo pode ser afetado. (…) Mas não acho que sejam coisas que irão derrubar os números de forma geral.”

    Tópicos