Bolsas dos EUA fecham em queda com dados de emprego e Ômicron no radar
Estados Unidos criam 210 mil empregos em novembro
As bolsas norte-americanas fecharam esta sexta-feira (3) em queda após serem divulgados os dados de emprego dos Estados Unidos. Os principais índices dos EUA operaram no vermelho nesta tarde por conta da volatilidade deixada pela variante Ômicron ao longo dessa semana e por conta dos temores dos investidores sobre as possíveis políticas do Fed.
O Dow Jones teve queda de 0,17%, aos 34.580 pontos, o S&P 500 caiu 0,84%, aos 4.538 pontos, e o Nasdaq operou em baixa de 1,92%, aos 15.085 pontos. O sobe e desce de hoje fez parte de mais um pregão em meio há uma semana turbulenta em Wall Street, marcada por grandes oscilações.
Os investidores passaram os últimos cinco dias atentos à eficácia das vacinas já produzidas. Enquanto o presidente da Moderna, Stephen Hoge, disse que pode fabricar um imunizante novo até março, o presidente-executivo da BioNTech, Ugur Sahin, declarou que a Pfizer provavelmente oferece proteção contra casos graves da variante Ômicron.
A Universidade de Oxford apontou ainda que não “há evidências de que as vacinas não possam prevenir casos graves de Covid-19 causados pela nova variante”.
Na última quarta-feira (1º), o primeiro caso da Ômicron foi confirmado nos Estados Unidos, no estado da Califórnia.
Emprego nos EUA
De acordo com o departamento do trabalho norte-americano, foram criados 210 mil empregos em novembro (em termos líquidos). Contudo, analistas consultados pelo The Wall Street Journal projetavam 573 mil vagas.
Novembro foi o segundo mês completo de contratações após o encerramento, no começo de setembro, dos benefícios a desempregados financiados pelo governo norte-americano. Os dados de outubro foram revisados para cima para mostrar abertura de 546 mil vagas, em vez das 531 mil relatadas anteriormente.
A taxa de desemprego caiu para 4,2%, o menor patamar desde fevereiro de 2020, ante 4,6% em outubro. Os salários também aumentaram.
Fed
Com resultado menor do que o mercado gostaria que fosse, os investidores apostam que o Fed pode adiar seu plano de aumentar as taxas de juros devido à desaceleração da recuperação econômica.
“Este relatório de empregos pode dar ao Fed uma pausa para dizer ‘ok, não temos que acelerar em dezembro. Podemos esperar mais algumas semanas até que tenhamos dados melhores da Ômicron e saibamos com o que estamos lidando'”, disse Thomas Hayes, um dos gerentes da Great Hill Capital LLC em Nova York.
O relatório vem dias após o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, dizer a parlamentares que o banco central dos EUA deve considerar acelerar a redução de suas compras massivas de títulos.
*Com Reuters