Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bezos: Críticos das viagens espaciais de bilionários estão ‘amplamente certos’

    Homem mais rico do mundo, que viaja nesta terça-feira (20) à borda do espaço, defende, porém, que missões espaciais podem ajudar a resolver problemas na Terra

    Brian Stelter, da CNN

    Jeff Bezos, também conhecido como “o ser humano mais rico do universo“, está prestes a deixar a Terra por alguns minutos espetaculares. E vai ser um show para a televisão e para o streaming.

    Na terça-feira (20), 52 anos depois do pouso da Apollo 11 na lua, a Blue Origin lançará seu primeiro vôo tripulado da New Shepard. 

    A transmissão ao vivo da empresa está prevista para começar às 8h30 (horário de Brasília), com a decolagem às 10h e pouso na Terra 11 minutos depois. Todas as principais redes e sites acompanharão o lançamento ao vivo. 

    Jackie Wattles, que cobre espaço para o CNN Business, fez um guia de como assistir ao lançamento da Blue Origin.

    É “um grande passo para o futuro turismo espacial”, disse Anderson Cooper, da CNN, e “um passo notável em uma missão que começou há mais de duas décadas, quando Jeff Bezos fundou a Blue Origin”. Cooper ancorou o “AC360” na segunda-feira (19) do local de lançamento.

    Bezos não fica mais tímido com a mídia

    Perguntei à correspondente de inovação e espaço da CNN Rachel Crane sobre o cenário em Van Horn, no Texas – onde acontece o lançamento da Blue Origin. Aqui está o que ela me disse:

    “A Blue Origin resistiu à mídia desde o início e sempre foi muito controlada com sua imagem pública. Portanto, ter qualquer tipo de acesso é significativo, especialmente vários dias de oportunidades após anos sem acesso importante. No domingo, a CNN e outros tiveram a chance de ir para a plataforma de lançamento de onde a New Shepard vai decolar. Em seguida, nos aventuramos dentro do simulador e falamos com Ariane Cornell, a chefe de vendas para astronautas. Na segunda-feira, Bezos e a equipe participaram de programas matinais de TV e correspondentes foram convidados novamente para dentro do local de lançamento para fazer entradas ao vivo a alguns quilômetros de distância da plataforma de lançamento. Jeff Bezos e o irmão Mark até entregaram o jantar para a mídia no local.”

    Aqui está o vídeo de Crane sobre a entrega de frango – podemos ouvi-la perguntando: “Essa é sua última refeição?”, o que levou Bezos a brincar com a imprensa…

    Bezos diz que os críticos estão ‘amplamente certos’

    Durante uma entrevista que foi ao ar no “Novo Dia” da CNN, Crane perguntou a Bezos: “Houve um coro de críticos dizendo que esses voos para o espaço são apenas viagens de prazer para ricos e que você deveria gastar seu tempo, seu dinheiro e energia tentando resolver problemas aqui na Terra. Então, o que você diria a esses críticos?”

    Bezos não evitou responder a pergunta e disse: “Bem, eu digo que eles estão amplamente certos. Temos que fazer os dois. Sabe, temos muitos problemas aqui e agora na Terra e precisamos trabalhar nisso. E sempre precisamos olhar para o futuro. Sempre fizemos isso como espécie, como civilização. Temos que fazer as duas coisas”.

    Ele disse que esta missão é sobre “construir uma estrada para o espaço para que as próximas gerações façam coisas incríveis lá, e essas coisas incríveis resolverão os problemas aqui na Terra”.

    A cobertura do jornal de Bezos

    O Washington Post, de propriedade de Bezos, emprega um dos melhores repórteres espaciais dos Estados Unidos, Christian Davenport. Ele se divertiu um pouco e tuitou uma selfie do lado de fora do camarim de um astronauta na noite de segunda-feira (19).

    O Post tem uma cobertura especial planejada para o lançamento: em parceria com a Discovery, irá ao ar um show ao vivo, “Space Launch LIVE: Blue Origin e Jeff Bezos Go To Space”, em seu site e nos canais Discovery começando às 9h (horário de Brasília). 

    Libby Casey e Chris Jacobs serão os âncoras do estúdio do Post em DC, com contribuições de Davenport e outros. Ele será transmitido novamente em horário nobre na TV. 

    As empresas fizeram anteriormente uma cobertura conjunta da primeira missão tripulada da SpaceX, então esta não é a primeira parceria do tipo por causa da participação de Bezos.

    (Texto traduzido; leia o original em inglês)