Após queda de faturamento, franquias buscam se reinventar para retomada
Novos investimentos ocorreram por conta do aumento do desemprego
De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de franquias registrou uma queda no faturamento de 11,4% em 2020, mas as redes continuam em expansão, muito pela necessidade de se reinventarem e pelo aumento do desemprego.
O presidente da ABF, André Friedheim, define a questão como o “empreendedorismo de necessidade”.
A diretora de varejo da Sestini, Regina Schneidewind, disse à CNN que fez acordos com vários shoppings de São Paulo para diminuir o aluguel das lojas.
“O principal fator dos fechamentos não terem ocorrido em toda a pandemia foi ficar perto dos franqueados”, diz Schneidewind.
“Nos preparamos muito para uma retomada e acreditamos que é agora, nos próximos dois meses”, completa.
Já a rede de clínicas de podologia Doctor Feet buscou a solução no desenvolvimento de kits caseiros. Nesse caso, as lojas chegaram a fechar por 105 dias.
