Após geadas, amantes do café podem enfrentar preços mais altos, diz JDE Peet's

Empresa registrou um lucro operacional no primeiro semestre acima do esperado
Preços do café foram afetados pro geadas no Brasil
Geadas no Brasil afetaram preços do café, segundo JDE Peet's  • Foto: REUTERS/Roosevelt Cassio

Compartilhar notícias

A JDE Peet's, uma das maiores empresas de café do mundo, reportou nesta quarta-feira (4) um lucro operacional acima do esperado no primeiro semestre. A companhia afirmou que deve cumprir suas metas para o ano completo, mesmo com o aumento nos preços do café verde após a geada que afetou a safra brasileira no mês passado.

O presidente executivo da JDE Peet's, Fabien Simon, disse que os preços do café verde já haviam avançado cerca de 20% em 2020. Segundo ele, a empresa também tem enfrentado aumentos em transportes e outros custos neste ano, mas ele espera poder repassar essas altas aos consumidores.

"Apesar dessas inflações, apesar da inflação incremental que vem ocorrendo no lado não-cafeeiro, estamos muito confiantes de que entregaremos nossas metas", afirmou o executivo em uma teleconferência.

Ele disse que a extensão dos possíveis aumentos é uma informação competitiva, mas que a empresa está conversando com varejistas sobre como eles poderão ser realizados.

"O café é uma categoria bastante única no setor de alimentos e bebidas, na qual os ventos favoráveis e contrários do café verde são repassados, e esperamos que desta vez isso ocorra novamente", disse Simon. "Sentimos que temos um poder de precificação muito bom em nosso portfólio". 

No primeiro semestre, o lucro operacional ajustado da JDE Peet's recuou 1% em relação ao mesmo período do ano passado, a 636 milhões de euros, mas superou a média das estimativas de analistas, de 610 milhões de euros.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais

Tópicos