Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    A pandemia não acabou. Mas você pode progredir em sua carreira em 2021

    Se você tem trabalhado horas extras, aumentado sua produção e sido um verdadeiro líder de equipe, não deixe que a pandemia o impeça de pedir o que você merece

    Kathryn Vasel, do CNN Business

    Você pode ter tido grandes planos para sua carreira em 2020, mas o ano não colaborou.

    Talvez você não tenha feito todas aquelas viagens de negócios que planejava nem trabalhado no escritório para ter aquela conversa frente a frente com seu chefe.

    Mas isso não significa que você não possa continuar subindo na carreira. Veja como dar um salto em sua vida profissional em 2021.

    Pedir um aumento

    Se você tem trabalhado horas extras, aumentado sua produção e sido um verdadeiro líder de equipe, não deixe que a pandemia te impeça de pedir o que você merece.

    Leia também:
    6 atitudes para avançar na sua carreira em 2021
    ‘Carreira em Y’ pode explicar por que algumas empresas têm chefes tão ruins
    Google oferece consultoria grátis para profissionais em transição e empresários

    Avalie a situação. Esteja ciente da situação financeira do seu empregador antes de fazer a solicitação. Se houver demissões generalizadas e tensões financeiras na empresa, pode ser difícil defender o seu caso.

    Faça um pedido detalhado. Simplesmente trabalhar duro não significa que você merece um aumento, então é preciso estar preparado para demonstrar seu valor. Dê exemplos quantitativos de como você ajudou a empresa, seja com o número de novos clientes que você conquistou, dinheiro que economizou ou iniciativas que lançou.

    Conheça o seu número. Pesquise o que seus colegas com experiência semelhante estão fazendo para determinar a meta de salário. Especialistas recomendam não apresentar um número fechado para o chefe, e sim dar uma estimativa de mínimo e máximo.

    Dê a si mesmo um impulso profissional

    Se você sente que sua carreira está em compasso de espera, estas etapas podem te ajudar a dar um salto:

    Solicite retorno regularmente. Peça para o seu gerente ou chefe direto identificar pontos fortes e áreas que precisam ser melhoradas e solicite ajuda para priorizar suas tarefas.

    Expanda sua rede. Você ainda pode expandir seu círculo profissional sem conhecer os colegas pessoalmente. Procure eventos virtuais de networking e conexões do LinkedIn.

    Melhore o relacionamento com seu chefe

    Se dar bem com o chefe é fundamental para a sua carreira. Só que trabalhar remotamente pode prejudicar o relacionamento.

    Por isso, identifique o estilo de trabalho do seu gestor. Alguns chefes gostam muito de comunicação, enquanto outros adotam uma abordagem mais direta. Os especialistas recomendam descobrir como seu chefe prefere trabalhar e se adaptar.

    Leia também:
    Corrida das vacinas nas bolsas: ação da Pfizer cai 6% e da Moderna sobe 470%
    Ouro é o investimento que teve maior rentabilidade em 2020
    Funcionário de hospital danifica propositalmente 500 doses de vacina nos EUA

    Defina as expectativas. Se você não sabe o que seu chefe quer, será difícil atender às expectativas. No início de um projeto, certifique-se de ter uma noção clara dos objetivos e prazos.

    Odeia trabalhar em casa?

    Claro, existem algumas vantagens em trabalhar em casa: não precisar se deslocar, usar roupas confortáveis e ter horários flexíveis.

    Mas também há desvantagens: as distrações são abundantes, os limites da vida profissional se dissolvem e a atividade pode ser muito solitária.

    Veja como lidar melhor com a situação:

    Crie um espaço de trabalho. Você não precisa ter uma sala exclusiva para trabalhar, mas encontre um espaço do qual possa se afastar no final do dia para ajudar a tornar a transição para a vida doméstica mais clara.

    Faça conexões sociais com colegas. As amizades no escritório podem ser uma parte importante da satisfação profissional: ajudam no engajamento, criatividade e produtividade. Continue entrando em contato com seus colegas para ter conversas não relacionadas ao trabalho.

    (Texto traduzido, clique aqui para ler o original em inglês)

    Tópicos