Por: Zendesk – 6 vantagens da implementação de IA em processos de atendimento ao cliente
Solução oferecida pela Zendesk permite interações mais ágeis e personalizadas e conquista cada vez mais adeptos
A experiência do cliente tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas, não importa o porte. Segundo a pesquisa Zendesk Cx Trends de 2023, 80% dos consumidores consideram a experiência de consumo tão importante quanto os produtos ou serviços oferecidos pela companhia.
Para ajudá-las a aprimorar essa jornada, o uso da inteligência artificial (IA) vem se tornando uma importante ferramenta, que vai muito além dos chats. A solução permite que as equipes de atendimento sejam mais ágeis, especialmente ao lidar com grandes volumes de solicitações de clientes, e ainda torna a experiência do cliente mais personalizada, eficiente e satisfatória. Conheça as vantagens:
- Atendimento mais ágil: as equipes de serviços contam com muitas responsabilidades e, entre altos volumes de tickets e tarefas repetitivas, os agentes de suporte estão ainda mais ocupados. À medida que surgem os problemas dos clientes, as equipes de serviço dedicam muito tempo e recursos para categorizá-los manualmente e garantir que cheguem ao lugar certo. Por outro lado, em uma conversa real, elas podem não ter insights essenciais que gerem uma resolução mais rápida. Neste sentido a automação chega para facilitar e aprimorar o trabalho do time, e não para substitui-lo por bots conscientes. A IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e demoradas para aprimorar a experiência de seus clientes e, ao mesmo tempo, criar um fluxo de trabalho mais eficiente para seus agentes.
- Personalização da experiência do cliente: com base nos dados coletados sobre seus hábitos de compra, preferências e histórico de interação, a tecnologia a ajudar as empresas a oferecerem uma jornada única. Por exemplo, pode analisar as compras anteriores de um cliente e recomendar produtos relevantes ou fornecer sugestões personalizadas com base nas suas preferências. Isso pode aumentar a satisfação e a fidelidade à marca.
- Reconhecimento de voz e IA na interação: a ferramenta pode ser usada para criar assistentes virtuais e chatbots que interagem com os clientes por meio de reconhecimento de voz e processamento de linguagem neural. Isso permite um atendimento mais rápido, ágil e eficiente e o fornecimento de respostas precisas e imediatas a perguntas comuns.
- Análise de dados e IA: a tecnologia pode ajudar na análise de grandes volumes de dados de clientes, incluindo feedbacks, reclamações e tendências de comportamento. A partir daí, fica mais fácil entender melhor as necessidades dos consumidores e oferecer soluções mais eficientes, antecipando problemas antes que eles ocorram.
- Direcionamento dos clientes de acordo com a demanda: a IA pode ajudar as companhias a direcionar os clientes para o departamento correto, com base em suas necessidades e demandas. Por exemplo, um chatbot pode avaliar as necessidades do consumidor em um primeiro atendimento e então encaminhá-lo para o departamento de suporte técnico ou de vendas com base na sua pergunta.
- Reorganização das prioridades: com base nas informações coletadas pela IA, é possível reorganizar suas prioridades e ajustar suas estratégias para atender às necessidades dos consumidores. Isso pode incluir o ajuste do estoque de produtos, a melhoria do atendimento ao cliente ou o desenvolvimento de novas soluções para melhorar a experiência do consumidor.
Zendesk oferece atendimento mais próximo e pessoal
A Zendesk, empresa dinamarquesa de desenvolvimento de software, traz soluções de atendimento que permitem personalizar as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.
Entre os diferenciais da companhia está a IA construída com base em bilhões de interações reais de atendimento, e que, justamente por isso, entende a experiência do cliente e é capaz de entregar suporte personalizado a um custo menor desde o primeiro dia. Não é preciso passar pelo processo normal de implementação de IA, com a necessidade de treinamento do algoritmo, o que leva tempo e requer mão de obra especializada.
Além disso, a solução de AI da Zendesk permite que o atendente mude o tom de voz da conversa de acordo com o sentimento do cliente, e também recomenda qual abordagem de resolução, incluindo sugestões de texto.
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