Por: Banco do Brasil – Digitalização financeira agiliza a jornada do cliente
Comunicação via WhatsApp, plataforma voltada ao ecossistema agro e app para negociação e contratação do Plano Safra 2023/2024, o maior da história, são algumas das soluções disponibilizadas pelo Banco do Brasil.
Se, antes, o atendimento bancário se concentrava nos canais físicos, hoje, a experiência é diferente – principalmente devido aos crescentes investimentos em tecnologia realizados pela indústria bancária ao longo das últimas duas décadas. Neste intervalo, o orçamento destinado à tecnologia bancária aumentou 289%. Essa é uma das conclusões da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com a consultoria Deloitte.
A adoção dos meios digitais para efetivação de diversos serviços cotidianos vem se fortalecendo como novo hábito para milhões de brasileiros, mas o Banco do Brasil, o BB, já vinha se antecipando a esse movimento, fomentando a oferta de negócios e o relacionamento pelos canais digitais.
A estratégia digital da instituição financeira está amparada em um conjunto de iniciativas que se desdobram em otimização e transformação digitais, algumas voltadas para preparar e experimentar. Em 2022 Banco do Brasil tornou-se parceiro do hub de inovação AgNest.
Comunicação via WhatsApp
Seguindo sua atuação inovadora em assistentes financeiros, o BB disponibilizou no WhatsApp conteúdos de agronegócios como linhas de crédito. A contratação através da plataforma também é uma novidade para os produtores rurais, uma solução que simplifica e traz comodidade no relacionamento com o Banco e permite o acesso aos principais serviços e operações em qualquer lugar, a qualquer hora. Além de informações, os clientes que possuem operações ativas de BB Giro Agro, o crédito rotativo de capital de giro para aplicação na atividade agropecuária, já podem liberar recursos em sua conta corrente, receber informes de encargos, amortizar o saldo, dentre outras funções. Tudo de forma prática e segura e sem sair do canal WhatsApp.
Plataforma exclusiva para o agro
Outra inovação digital oferecida pelo do Banco do Brasil é o Broto, a plataforma digital agro que oferece soluções inteligentes e integradas para potencializar a produtividade máxima econômica do ecossistema agro. A plataforma totaliza mais de R$ 3,8 bilhões em GMV desde seu lançamento e atualmente conta com cerca de 9 mil produtos, 1,9 mil sellers e 2,5 milhões de acessos. Através da ferramenta o produtor rural pode, também, simular o financiamento para implantação de sistema de energia solar em sua propriedade, após fazer o cálculo de quanto será a economia com as despesas de energia, a partir da implantação da nova matriz energética.
BB: o parceiro do produtor rural
Além de implementar soluções digitais que transformam as diversas formas de interação e a jornada de seus clientes, o BB também busca apoiar financeiramente os produtores rurais. Por isso, em 2003 o Governo Federal instituiu o Plano Safra, através do qual destina, anualmente, verbas para investimento ou para custeio, industrialização e comercialização dos produtos agrícolas. São linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas voltadas aos produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores.
E em 2023/2024 o Plano Safra será o maior da história: o Banco do Brasil disponibilizou R$ 240 bilhões para o período, volume 26% superior ao da safra passada, reforçando seu papel de maior parceiro do agronegócio brasileiro.
Serão destinados R$ 48 bilhões para agricultores familiares e médios produtores, R$ 139 bilhões para financiamentos à agricultura empresarial e R$ 53 bilhões para atuação junto à cadeia de valor do agronegócio. Para ampliar os recursos disponibilizados, o BB destinará recursos próprios para financiar investimentos em recuperação de área degradadas, ampliação de estruturas da armazenagem e ampliação de áreas irrigadas, impulsionando assim a transição para uma agricultura ainda mais sustentável.
Para acessar as linhas de crédito, os requisitos variam de acordo com o público-alvo e a finalidade do crédito. É importante que os produtores rurais mantenham seus cadastros atualizados junto ao Banco do Brasil e consultem seus gerentes para obter orientações. No caso dos agricultores familiares, é indispensável a apresentação do CAF vigente.
E como o BB é referência em soluções digitais, disponibiliza aos produtores rurais múltiplos canais para que eles possam apresentar suas propostas de crédito rural. Através do APP BB eles podem apresentar sua necessidade de crédito de forma digital e agilizar a contratação. Além disso, o BB conta com uma grande rede de agentes de crédito rural que estão aptos a receber as propostas dos produtores.
Para saber mais acesse: www.bb.com.br/site/agronegocios/plano-safra/
A CNN BRASIL não se responsabiliza pelo conteúdo deste publieditorial e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.