Voo de repatriação deve fazer escala em Lisboa antes de pousar no Líbano
Aeronave vai decolar com duas tripulações compostas por pilotos, mecânicos e comissários, além de médico e psicólogo para prestar primeiros atendimentos
O KC-30, maior aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), deve decolar da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, nos próximos dias com destino ao aeroporto de Beirute, no Líbano, para repatriar o primeiro grupo de brasileiros que deseja deixar o país.
A aeronave deixará o Rio de Janeiro com duas tripulações a bordo. Elas são compostas por pilotos, mecânicos e comissários. Haverá ainda uma equipe de saúde, com médico e psicólogo, que fará o primeiro atendimento aos brasileiros.
A previsão é de uma parada em Lisboa antes de o avião seguir para Beirute. Uma tripulação ficará em Portugal e a aeronave partirá rumo a Beirute com a outra equipe.
Em Beirute, a tripulação embarcará os passageiros, seus animais de estimação e bagagens. A aeronave vai retornar para Portugal sem necessidade de ser abastecida no Líbano. Na capital portuguesa, será realizada troca de tripulação e o abastecimento.
A que viajou para Beirute ficará em Lisboa e a que foi deixada em Lisboa na ida, embarcará de volta ao Brasil. Caso haja novos voos da operação, a equipe de Lisboa permanecerá na cidade aguardando a ida da próxima aeronave.
O KC-30 é utilizado em ações estratégicas, como apoio logístico, ações humanitárias nacionais e internacionais – como a repatriação de brasileiros de Israel, Jordânia e Faixa de Gaza.