
Brasil pede à Conmebol garantia de segurança a jogadores em torneio sub-20 na Venezuela
Ministério do Esporte diz entender que evento é organizado por entidade privada, mas pede mobilização de esforços para garantir competição “com a máxima segurança possível”
O Ministério do Esporte enviou um ofício à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) externando sua preocupação e pedindo garantias de segurança a atletas, equipes técnicas, jornalistas e torcedores que estarão na Venezuela para o Campeonato Sul-Americano de Futebol Sub-20.
O documento, assinado por Athirson Mazolli e Oliveira, secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do ministério, foi enviado nesta quarta-feira (15) a Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
“Assim sendo servimo-nos do presente para solicitar que sejam adotadas todas as medidas cabíveis e necessárias para assegurar a integridade física de todos os cidadãos brasileiros, tais como atletas, membros da comissão técnica, torcedores, profissionais de imprensa, dentre outros”, diz o ofício.
“Temos ciência de que a competição é organizada por uma entidade privada, dotada de plena autonomia, entretanto entendemos que a proteção, a segurança e o bem-estar dos cidadãos brasileiros são prioridade máxima para o Governo Federal”, afirma o secretário.
“Assim sendo, pelos motivos supracitados, reiteramos a imperiosa necessidade que esta entidade esportiva mobilize todos os esforços necessários para garantir, com excelência, a realização da competição, com a máxima segurança possível”, diz o documento.
O evento acontece entre os dias 23 de janeiro e 16 de fevereiro. O secretário solicita à Conmebol urgência na apreciação do requerimento apresentado pelo governo brasileiro, “tendo em vista o curto prazo disponível para o início da competição”.
A situação política na Venezuela após as eleições presidenciais preocupa países da região, não somente o Brasil. A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, afirmou na última semana à CNN Rádio Argentina que é um risco enviar a seleção juvenil de futebol do país para a Venezuela.
“Um evento de futebol pode ser realizado lá? A sede terá que ser mudada e a Conmebol terá que pensar nisso”, disse Bullrich.