Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    “Megafederação” deve impor pressão ao governo

    Republicanos, PP e União Brasil devem consolidar aliança após eleições das Casas

    A “megafederação” que deve unir o centrão no Congresso Nacional vai impor mais pressão ao governo federal no próximo ano. A previsão é de que a aliança seja oficializada após a definição dos presidentes da Câmara e do Senado, em fevereiro.

    Favoritos para comandar as casas legislativas, o senador David Alcolumbre e o deputado Hugo Motta integram partidos do grupo.

    Se consolidada, a federação chegará a 151 deputados e 17 senadores. Na Câmara, o número ultrapassaria o PL, que possui a maior bancada neste momento: 95 deputados.

    Interlocutores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliam o movimento sob cautela, mas admitem que é preciso buscar aproximação com o grupo, que poderá ser levado em consideração para o desenho da próxima Esplanada dos Ministérios. Atualmente, União Brasil tem três ministérios. PP e Republicanos têm um cada.

    Como contrapartida, ministros esperam um acerto que ajude na governabilidade sem sobressaltos nas votações do Legislativo e atrair o máximo de lideranças para o palanque de Lula na próxima eleição.

    Tópicos