Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Lula quer México de volta à “troica” sobre Venezuela

    Brasil busca atrair Claudia Sheinbaum para diálogo com Maduro; Colômbia já faz parte

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer o México de volta nas discussões sobre uma solução para o agravamento da crise política na Venezuela.

    Lula está na capital mexicana e deve se encontrar com a presidente eleita, Claudia Sheinbaum, nesta segunda-feira (30) à noite, horas antes da possa.

    O petista pretende conversar também com o atual presidente do país, Andrés Manuel López Obrador.

    Ainda não há conversa prevista com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Os dois tinham reunião prevista em Nova York, durante a Assembleia-Geral da ONU, mas o encontro acabou cancelado com alegação de que as agendas não coincidiram.

    Após a controversa eleição na Venezuela, Lula, Obrador e Petro formaram uma “troica” para mediar o impasse político entre Nicolas Maduro e a oposição, que alega ter vencido o pleito e apresentou atas de votação para comprovar o argumento.

    Até então, os três países insistiam na divulgação das atas eleitorais, o que foi desautorizado pela Suprema Corte do país.

    Na sequência, Obrador deixou a mediação após sinalizações da presidente eleita de que o assunto deveria ser tratado internamente pela Venezuela, com ajuda de organismos internacionais.

    A diplomacia brasileira espera que essas conversas norteiem uma nova posição do Brasil sobre conflito e insiste que haja mediação por diálogo entre representantes de oposição e governo.

    No Itamaraty, a avaliação é de que está mais difícil se envolver na crise depois que o principal opositor de Maduro deixou o país. Edmundo Gonzalez está asilado na Espanha.

    Tópicos