Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Lula deve conversar com Petro e López Obrador sobre Venezuela

    Itamaraty articula nota conjunta com Colômbia e México

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá conversar nesta quinta-feira (1°), por telefone, com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, sobre o resultado das eleições na Venezuela.

    Os três países, que mantêm interlocução com a Venezuela, cobram transparência à divulgação dos resultados.

    Uma nota conjunta de Brasil, México e Colômbia tem sido articulada pelo Itamaraty, mas não é considerada prioridade neste momento.

    A partir da declaração de Nicólas Maduro sobre apresentação das atas eleitorais, a diplomacia brasileira considera mais importante manter a pressão em curso sem fechar o diálogo com o país vizinho.

    A escalada da violência no país, com registro de mortes e sequestro de opositores, também preocupa o Brasil.

    Avaliação Independente

    Para fontes do Itamaraty, ainda que apresente as atas eleitores, Maduro deverá submetê-las a um órgão independente. Outra hipótese, considerada mais remota, seria o entendimento entre oposição e governo.

    Sob forte apelo da comunidade internacional, incluindo o Brasil, o presidente Nicolas Maduro prometeu divulgar a contagem de votos e submetê-las a auditoria da Suprema Corte do país.

    Essa auditagem é vista com desconfiança pelos países que cobram transparência, já que a corte judicial, assim como o Conselho Nacional Eleitoral, que reconheceu a reeleição de Maduro, são alinhados ao presidente.

    Nesta quinta-feira (1), o presidente Lula também deve conversar, por telefone, com o presidente Nicolas Maduro.

    Tópicos