Lula deve conversar com Petro e López Obrador sobre Venezuela
Itamaraty articula nota conjunta com Colômbia e México
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá conversar nesta quinta-feira (1°), por telefone, com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, sobre o resultado das eleições na Venezuela.
Os três países, que mantêm interlocução com a Venezuela, cobram transparência à divulgação dos resultados.
Uma nota conjunta de Brasil, México e Colômbia tem sido articulada pelo Itamaraty, mas não é considerada prioridade neste momento.
A partir da declaração de Nicólas Maduro sobre apresentação das atas eleitorais, a diplomacia brasileira considera mais importante manter a pressão em curso sem fechar o diálogo com o país vizinho.
A escalada da violência no país, com registro de mortes e sequestro de opositores, também preocupa o Brasil.
Avaliação Independente
Para fontes do Itamaraty, ainda que apresente as atas eleitores, Maduro deverá submetê-las a um órgão independente. Outra hipótese, considerada mais remota, seria o entendimento entre oposição e governo.
Sob forte apelo da comunidade internacional, incluindo o Brasil, o presidente Nicolas Maduro prometeu divulgar a contagem de votos e submetê-las a auditoria da Suprema Corte do país.
Essa auditagem é vista com desconfiança pelos países que cobram transparência, já que a corte judicial, assim como o Conselho Nacional Eleitoral, que reconheceu a reeleição de Maduro, são alinhados ao presidente.
Nesta quinta-feira (1), o presidente Lula também deve conversar, por telefone, com o presidente Nicolas Maduro.