Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Lula avalia ligação para Trump nos próximos dias

    Para diplomatas, gesto marcará diferença com Bolsonaro, que demorou mais de um mês para reconhecer e cumprimentar Biden pela vitória

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia telefonar para o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, nos próximos dias.

    Para diplomatas brasileiros incumbidos de negociar a ligação, o gesto de Lula seria um contraponto à postura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que demorou mais de um mês para reconhecer e cumprimentar publicamente Joe Biden quando ele venceu as eleições americanas de 2020. Bolsonaro é apoiador entusiasta de Trump.

    Lula descarta viajar a Washington para participar da posse do republicano em janeiro. Tradicionalmente, nos Estados Unidos, os países são representados pelas representações diplomáticas. Nesse caso, a embaixadora Maria Luiza Viotti será a representante brasileira.

    Assim como já havia feito com Biden, Lula declarou preferência pela vice-presidente Kamala Harris, candidata do Partido Democrata.

    No Itamaraty, a vitória de Trump é tratada sem sobressaltos, como um episódio previsto pelas pesquisas apertadas. Sob reserva, diplomatas avaliam que não há “ansiedade” para falar com o futuro governo sobre assuntos caros ao Brasil, como meio ambiente e comércio.

     

    Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?

    Tópicos