Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tainá Falcão
    Blog

    Tainá Falcão

    Jornalista, poetisa, mulher nordestina, radicada em Brasília com passagem por SP. Curiosa. Bicho de TV. Informa sobre os bastidores do poder

    Em reunião com líderes, Lira cobra votação de reforma tributária

    Líderes e presidentes de partidos estavam presentes; eles pediram mais tempo para analisar proposta

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou uma reunião de líderes nesta terça-feira (2) à noite para discutir a regulamentação da reforma tributária.

    Além de líderes, foram ao encontro presidentes dos partidos. Na reunião, segundo relatos, Lira reafirmou o pedido de esforço das bancadas para votar a tributária antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.

    Alguns líderes pediram ao presidente da Câmara mais tempo para discutir o projeto, com a sugestão de que o relatório só fosse publicado no sábado (6). A expectativa do entorno de Lira, porém, é de que o parecer sobre a reforma seja publicado entre hoje e amanhã.

    A aprovação da reforma tributária é prioridade total de Arthur Lira que deseja deixá-la como legado de seu período na presidência da Câmara.

    Por isso, para deputados mais próximos a Lira, a proposta acabará sendo aprovada no prazo “exigido” por ele.

    A interlocutores, Lira teria confidenciado a intenção de acelerar a reforma também para se dedicar à disputa interna na Casa. Ele pretende anunciar em agosto o nome que apoiará para sua sucessão.

    Por ser um Projeto de Lei Complementar (PLP), a medida precisa de 257 votos na Câmara e, posteriormente, 41 no Senado.

    A Emenda Constitucional que estabeleceu a reforma tributária foi promulgada em dezembro do ano passado. O principal efeito da mudança é a unificação de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) em duas cobranças: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), a nível federal; e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a nível estadual. A administração do IBS será coordenada por um comitê gestor.

    Tópicos