Mundim: inflação é provocada por falta de responsabilidade fiscal
"Precisa de vontade política para ter equilíbrio fiscal e gerar superavit, não de governos que colocam a culpa em quem produz", disse Mundim ao CNN Arena
Ao buscar caminhos para conter a alta do preço dos alimentos, o governo errou nas escolha de baixar as alíquotas de importação de uma série de produtos, avaliou Rita Mundim, comentarista de economia da CNN.
Sua avaliação é de que o problema da inflação no Brasil não está ligado à oferta, mas sim a uma questão estrutural.
“A inflação no Brasil é estrutural e provocada por governos, um atrás do outro, sem responsabilidade fiscal. Precisa de vontade política para ter equilíbrio fiscal e gerar superavit, não de governos que colocam a culpa em quem produz”, disse Mundim ao CNN Arena.
Na quinta-feira (6), o governo federal anunciou uma série de medidas para baratear o preço dos alimentos, assunto sensível ao Executivo e que tem afetado a popularidade do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Por motivos políticos, adia-se qualquer coisa no Brasil e contrata-se inflação. O governo quer gastar, ganhar eleição”, pontuou Mundim.
“O país tem um potencial de crescimento. Se ele cresce mais do que é capaz de crescer, esse crescimento excessivo gera inflação. […] Esse é um crescimento insustentável, que tem um crescimento no primeiro momento mas as condições vão deteriorando”, concluiu.
Peso da alta dos preços dos alimentos é ainda maior para baixa renda