Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rita Mundim
    Blog

    Rita Mundim

    A comentarista de economia da CNN é especialista em Mercado de Capitais pela UFMG e em Ciências Contábeis pela FGV. Em 2024, ganhou o título de Influenciadora do Prêmio da Organização das Cooperativas Brasileiras.

    CNN Brasil Money

    Mundim: agro é salvação da pátria em termos de qualidade de investimentos

    Setor sustenta crescimento sustentável do país, segundo comentarista de economia da CNN

    Ao olhar para o crescimento da economia brasileira, a comentarista de Economia da CNN, Rita Mundim, vê o agronegócio como “a salvação da pátria nos últimos anos em termos de qualidade de investimentos”.

    Enquanto os dados do setor de serviços, varejo e indústria apontaram para uma estabilidade ou desaceleração nas últimas divulgações, chamou atenção de Mundim o comportamento do agro ao ser anunciada a expectativa por uma supersafra.

    “[De um lado] a gente tem aquele crescimento induzido pro crédito, políticas públicas e programas sociais; e aquele crescimento que vem do investimento, e que vem sendo feito há anos pelo agro”, explicou a comentarista ao CNN Arena.

    Enquanto o mercado já começa a precificar uma queda na inflação e na atividade econômica, segundo apurou o boletim Focus, por conta da política monetária restritiva; o IBC-Br, prévia do PIB medida pelo Banco Central (BC), veio forte para o mês de janeiro por efeito do agronegócio, observou Mundim.

    “O mercado reagindo vem favoravelmente à desaceleração, mas o IBC-Br ainda não está precificado. Vamos ter a precificação do Banco Central na quarta-feira. A taxa de juros vai subir. Mas, as coisas estão muito confusas, a gente vai ter o Banco Central em uma decisão de política monetária muito complicada“, ponderou.

    “Na reunião de dezembro precificou duas altas de um ponto percentual. Nós já tivemos a primeira, a segunda quarta-feira, até aí tudo bem. Mas, o que que o Banco Central vai projetar daqui pra frente? Está difícil, porque tem um governo querendo aumentar a popularidade, induzir crescimento via crédito e consumo, ao mesmo tempo um Banco Central precisando de tranquilidade para trazer a inflação para pelo menos do teto da meta”, concluiu.

    Veja os 5 sinais de que as contas públicas do Brasil estão em risco

    Tópicos