Raul Jungmann defende PEC do SUS da Segurança Pública
Ex-ministro da Justiça e Segurança Pública disse à CNN que ideia de Lewandowski está “absolutamente correta”


Ministro da Justiça e Segurança Pública na gestão Michel Temer, Raul Jungmann foi o responsável por implementar em 2018 o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
O projeto criou uma arquitetura uniforme no setor em âmbito nacional e definiu diretrizes para o compartilhamento de dados, operações, colaborações e estruturas federal, estadual e municipal.
À CNN, Jungmann defendeu a ideia do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, de incluir o Susp na Constituição por meio de uma PEC.
“Apoio essa proposta do Lewandowski, que é absolutamente correta. Já existe uma lei, mas seria melhor uma PEC, porque hoje o estado faz o que quiser. O governo federal não tem base legal para coordenar os estados”, disse Jungmann.
Segundo o ex-ministro, pelo sistema atual, o governo federal “não passa nem na porta” da segurança pública.
A ideia da PEC é incluir a segurança pública entre as despesas obrigatórias do governo, como a saúde e a educação, e dar mais protagonismo ao governo federal na área.
Lewandowski defendeu essa tese nesta segunda-feira(22) em um evento do grupo Esfera, mas ainda não deflagrou uma articulação política no Congresso.