Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Venceslau
    Blog

    Pedro Venceslau

    Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

    PT estuda tom sobre eleições na Venezuela; PSOL pede “transparência”

    Petistas tendem a pedir respeito ao resultado, mas partido teme uso político da mensagem nas eleições, segundo fontes

    Ainda em silêncio desde que Nicolás Maduro foi declarado vencedor na eleição presidencial da Venezuela neste domingo (28), o PT ainda avalia internamente o tom da nota sobre o pleito, mas deve pedir respeito ao resultado, segundo fontes do partido.

    A eleição no país vizinho será um dos temas de uma reunião da executiva petista que vai acontecer na tarde desta segunda-feira (29).

    Petistas dizem reservadamente que uma nota muito favorável a Maduro pode ser usada como munição por adversários bolsonaristas nas eleições municipais, sobretudo nas grandes cidades onde o debate é polarizado.

    Já o PSOL, de Guilherme Boulos, que é historicamente mais crítico ao regime de Maduro que o PT, foi cauteloso.

    “O PSOL é radicalmente a favor da democracia. A posição do Itamaraty de exigir transparência contempla o partido”, disse Juliano Medeiros, que integra a executiva nacional da sigla.

    O PSOL, porém, ainda não divulgou nota oficial.

    Partido mais alinhado com Maduro no campo da esquerda, o PCdoB publicou em seu portal um texto exaltando o resultado e sem mencionar as atas eleitorais que não foram divulgadas.

    Tópicos