Governo de SP apresenta projeto que cria Polícia Penal do estado
Articulações estão sendo feitas pelos secretários Arthur Lima (Casa Civil) e Marcelo Streifinger (Administração Penitenciária)


O governo de São Paulo apresentou nesta quinta-feira, 18, um projeto de lei que cria a Polícia Penal no estado de São Paulo.
O anúncio foi em uma reunião com os sindicatos que representam as duas categorias atualmente existentes – Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP).
As articulações estão sendo feitas pelos secretários Arthur Lima (Casa Civil) e Marcelo Streifinger (Administração Penitenciária).
Além de unificar as duas carreiras, a nova legislação cria a Polícia Penal como órgão permanente de Segurança Pública, elevando-a ao mesmo patamar de importância das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
O governo também anunciou o aumento médio geral de 25,26% para os servidores integrantes das duas carreiras atuais – Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP). Para estes últimos, o aumento médio chegará a 33,12%, já que a remuneração atual destes funcionários é menor em relação a dos ASPs.