Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Pedro Venceslau
    Blog

    Pedro Venceslau

    Pós-graduado em política e relações internacionais, foi colunista de política do jornal Brasil Econômico, repórter de política do Estadão e comentarista da Rádio Eldorado

    Entenda por que deputados temem a prisão de Brazão

    Serão necessários 257 votos para manter prisão de deputado acusado de mandar matar Marielle Franco

    Deputados ouvidos pela CNN em caráter reservado dizem que a manutenção da prisão do deputado Chiquinho Brazão é um tema que assusta a Câmara devido ao que chamam de um possível “efeito Orloff”.

    Para quem não se lembra, ou não era nascido, essa expressão surgiu nos anos 80 em uma propaganda de vodka na qual o protagonista acorda de ressaca porque tomou uma bebida ruim. “Eu sou você, amanhã”, diz o personagem.

    No caso da Câmara, os parlamentares dizem que um “erro” que teria sido cometido na prisão do deputado pode ter efeito em outros mandatos.

    Trata-se do fato do mando do crime ter supostamente ocorrido no período em que Brazão era vereador, portanto fora do exercício do mandato de deputado.

    Essa também é a tese da defesa do parlamentar.

    Ao decretar a prisão, Moraes alegou que houve tentativas de obstrução da investigação quando Chiquinho Brazão já era deputado.

    Os deputados admitem, porém, que a pressão da opinião pública é muito grande e uma decisão contrária à permanência do parlamentar na prisão causaria muito desgaste.

    Procurada, a assessoria do STF ainda não respondeu.