Gritos, emoção e “resenha das famílias” marcam posse de Paes no Rio
Prefeito discursou na Câmara dos Vereadores, mas acabou se emocionando em outro momento
Reeleito para seu quarto mandato, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), protagonizou um momento de emoção quando discursava para seus novos secretários anunciados durante a posse no Palácio da Cidade.
Paes se emocionou quando falava de seu pai, Valmar Souza Paes, morto em junho de 2021 durante a pandemia da Covid-19. O prefeito lembrou que o pai conseguiu ver o filho voltar à prefeitura depois de ter deixado o cargo no final de 2016, quando Marcelo Crivella assumiu a prefeitura do Rio.
Mas a posse do prefeito reeleito também teve momentos de descontração. Na hora de receber os secretários para assinar o termo de posse, Paes ouviu gritos em dois momentos vindos da plateia.
Os primeiros foram quando Diego Vaz foi empossado Secretário de Conservação e Serviços Públicos. O público gritou “asfalto, asfalto”, porque esse será uma dos principais responsabilidades do chefe da pasta.
Já quando Bernardo Fellows assumiu a RioTur, agência da cidade responsável por eventos como o Réveillon e o Carnaval, os gritos foram de “ingresso, ingresso”.
Iniciando seu quarto mandato, Paes arrancou risos dos presentes na Câmara quando, antes do discurso, começou dizendo “é tetra”.
Depois da cerimônia de posse, os secretários mais próximos do prefeito ficaram no que chamaram de “resenha” – gíria tradicional no Rio para definir bate-papo com comes e bebes. O Palácio da Cidade teve um coquetel com bebidas e salgadinhos para o público presente.
Partidos do Centrão vão comandar 63% das prefeituras do país