Descer pra BC: hit sertanejo turbina turismo e cidade catarinense vive “boom”
Balneário Camboriú teve aumento de 14% na movimentação de turistas entre outubro e dezembro


Com cerca de 140 mil habitantes, a cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, vive um “boom” de turistas agora no fim do ano. Entre o começo de outubro e o último dia 28 de dezembro, foram quase 14% a mais de turistas em relação ao ano de 2023. Os dados são da prefeitura e foram obtidos pela CNN.
A cidade foi “redescoberta” com o hit “Descer pra BC” da dupla sertaneja paranaense Brenno e Matheus. A música bateu 90 milhões de reproduções somando os números do YouTube e Spotify. Ela conta a história de um homem do campo que recebe a herança do pai e decide trocar o “capim” pelos pés na areia.
“Tivemos o engordamento da faixa de areia, tivemos o show de drones que posicionou a cidade, fizemos agora a gravação de um filme […] E agora, recentemente, a música, obviamente, ela organicamente posicionou a cidade, porque o objetivo do posicionamento era a família, era a vinda para os atrativos turísticos, e aí a música se tornou orgânica e pulverizou a comunicação, auxiliando também a vinda de muitos turistas que não conheciam o Balneário Camboriú”, contou à CNN o secretário de turismo da cidade, Thiago Velasques.
Antes mesmo de a música estourar, a prefeitura já tinha mapeado 28 sites e plataformas que traziam informações da cidade com mais de 4 milhões de impressões por dia. Com o sucesso do hit, BC passou a ser notícia nacional.
As novas rotas aéreas para Navegantes e Florianópolis ajudaram a impulsionar o turismo em Balneário. Navegantes fica a apenas 40 minutos de carro e Floripa, a cerca de uma hora. De Curitiba, outra origem de turistas, são três horas.
Capitais como São Paulo e Goiânia também representam parcelas importantes dos turistas. Já os estrangeiros vêm majoritariamente de quatro países vizinhos: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
O secretário conta que o agronegócio também tem ajudado a impulsionar os números do turismo. “Pra você ter noção, a gente tem um evento em janeiro em que é para empreendedores, os maiores produtores de grãos do mundo se encontram em Balneário Camboriú, e nós não plantamos um metro de soja. Então a cidade também virou um mercado muito forte de investimento, principalmente por agronegócio”, conta Velasques.