Rio de Janeiro tem solo encharcado e 571 pessoas fora de casa
Previsão é de chuva para os próximos três dias


A segunda-feira (7) começou com chuvas e solo encharcado em cidades da região serrana e da Costa Verde do Rio de Janeiro. Ao todo, 571 pessoas seguem fora de suas casas.
São 523 pessoas abrigadas em casas de amigos e parentes e outras 48 em abrigos montados pelas autoridades públicas.
O acumulado de chuva em 96 horas passou de 300 milímetros em algumas cidades, como Angra dos Reis (399mm), Petrópolis (390mm), Teresópolis (382mm) e Nova Friburgo (357mm).
Ao todo, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro atendeu 568 chamados, sendo 313 para corte de árvores e 174 para salvamentos, além de alagamentos e deslizamentos. Eles contaram 81 pessoas resgatados de áreas alagadas. Nenhuma teve ferimentos graves e nenhuma morte foi registrada.
Há previsão de chuva fraca e isolada até quarta-feira (9). “Nos próximos dias, haverá uma redução na nebulosidade e no aporte de umidade no estado. Como consequência, teremos uma redução nos valores pluviométricos em todo o estado”, diz a previsão da Defesa Civil.
No entanto, ainda que a chuva não castigue o estado, o solo está muito encharcado justamente pelos índices de chuva acima do esperado, o que aumenta o risco de deslizamentos e desmoronamentos.
As cidades de Petrópolis e Angra dos Reis, duas das mais afetadas, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal.