Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mari Palma
    Blog

    Mari Palma

    Sou jornalista, com pós em moda, neurociência e comportamento. Também sou embaixadora da Marvel, fã de Friends e Beatles, 4 vezes tia e mãe de cachorro

    #CNNPop

    Arthur Paek sobre k-dramas: “Não são a realidade”

    Em entrevista ao Na Palma da Mari, o criador de conteúdo falou sobre estereótipos de pessoas asiáticas e descendentes

    O criador de conteúdo Arthur Paek é conhecido por seus vídeos de receita com edições dinâmicas que alcançam milhões de pessoas toda semana. Entre os pratos que mostra, aproveita para honrar sua descendência sul-coreana fazendo delícias típicas do país.

    Nos últimos anos, a Coreia do Sul tem chamado ainda mais atenção no mundo todo por conta de sua cultura pop, que englobam estilos como o k-pop (música), k-drama (TV), filmes (lembra de “Parasita”?).

    Por conta dessa popularização, também se tem discutido como há mulheres que estão à procura de um amor coreano como nas telas, em que atores interpretam personagens “quase perfeitos” e que fazem tudo pela protagonista. Com essa vontade de encontrar um coreano a qualquer custo se discute também a fetichização dos homens asiáticos.

    Em entrevista ao Na Palma da Mari, Arthur disse que não sente muito isso em sua própria experiência, mas já percebeu essa tendência.

    “Eu vejo muito isso acontecer com personalidades de música e filme. Toda vez que elogiam, tem que ressaltar que também é por ser coreano, por ser asiático”, afirma. “Eu não acho tão legal, porque às vezes a pessoa está assistindo mais pela aparência da pessoa, não necessariamente pelo que ela está produzindo”.

    Arthur percebe que os estereótipos são abraçados por alguns fãs de produções como k-dramas, que só conhecem a cultura sul-coreana unicamente por esse meio.

    “Você acaba se educando em primeira mão sobre uma cultura que não conhece por meio dessas séries, que às vezes não são a realidade”, diz. “Porque, querendo ou não, essas produções são para entretenimento. Então elas querem reforçaresses estereótipos”.

    Mas ele destaca que a realidade é totalmente diferente.

    “As pessoas divergem muito desses estereótipos. Especialmente os coreanos aqui no Brasil, que, na verdade, são muito diferentes dos coreanos da Coreia”, garante. “Eu sou mais brasileiro do que coreano. Só pareço coreano”.

    Sobre mulheres que procuram amor na Coreia do Sul, ele afirma achar bizarro ir ao país com isso em mente e lembra que, mesmo no Brasil, algo parecido acontece no bairro coreano da cidade de São Paulo.

    “Tem um lugar no Bom Retiro onde há restaurantes coreanos, frequentado por meninas ocidentais que vão nesse bar porque sabem que tem coreanos por lá”, avisa. Segundo Arthur, elas vão lá à procura de relacionamentos. “É um lugar onde vão coreanos e os ocidentais vão à procura deles”.

    Na Palma da Mari

    Arthur Paek é criador de conteúdo e contou ao Na Palma da Mari como tudo começou – e como desde o início ele alcançou muitos seguidores e foi crescendo cada vez mais com seus vídeos de receitas. Toda quinta-feira, às 20h, no canal de CNN Pop você confere mais entrevistas como estas, com celebridades e personalidades especiais do entretenimento.

     

    Tópicos