5 colaborações musicais inesperadas… mas que deram certo!
Bossa nova com hip hop, k-pop com funk brasileiro… a indústria da música já entregou muitos feats surpreendentes!


Todo ano a gente vê “feats” maravilhosos entre artistas. Geralmente são cantores do mesmo país de origem, ou do mesmo gênero musical, amigos em comum, ou com som parecido… Mas e quando anunciam uma colaboração entre músicos sem nenhuma relação, quee a gente nem sabia que se conheciam?
Separei alguns exemplos que até hoje parecem surreais:
Paula Fernandes e Taylor Swift – Long Live (2012): o ano era 2012 e dona Taylor lançou uma versão em dueto da música “Long Live”, do álbum Speak Now, com a cantora sertaneja. A música ganhou alguns versos em português e virou até trilha sonora de “Avenida Brasil”. Taylor e Paula Fernandes chegaram a cantar juntas em um pocket show no Rio de Janeiro. Aliás, foi nessa visita ao Brasil que ela ganhou um Louro José diretamente da Ana Maria Braga!
Slash e Fergie — Beautiful Dangerous (2010): esse feat surgiu no primeiro álbum solo do guitarrista do Guns N’ Roses, em que ele compôs as músicas ao lado de artistas que também fazem o vocal. No caso da Fergie, ele disse ao Music Radar em 2010 que ela é uma cantora de rock melhor ou tão boa quanto uma cantora de pop. Sinceramente, a voz de Fergie é tão maravilhosa que é difícil pensar que não combina com um gênero específico. Diva!
McFly e Fresno – Broken By You (2023): a relação do McFly com o Brasil sempre foi tão especial que foi um presente ter a banda britânica fazendo um feat com uma banda brasileira tão amada. O incentivo começou pelos fãs brasileiros, que sugeriram que Dougie conhecesse as músicas da banda. Um dia, ele decidiu stalkear, viu Lucas fazendo live no Twitch e começou a interagir. Foi o início de uma amizade que virou música. Na época, falei sobre o feat com eles, vem ver:
Sergio Mendes e Black Eyed Peas – Mas Que nada (2006): a música de Jorge Ben Jor foi lançada nos anos 60 e se tornou um grande sucesso. Desde então, foi regravada diversas vezes, incluindo uma versão de Sérgio Mendes na mesma década. Quarenta anos depois, ele lançou uma nova versão da canção ao lado do grupo americano Black Eyed Peas, misturando bossa nova, rap e música eletrônica. Incrível, né?
TXT e Anitta – Back For More (2023): se você dissesse anos atrás pra um fã do TXT que o grupo faria um feat com a Anitta, ninguém acreditaria! Mas rolou a mistura do Brasil com a Coreia do Sul! A música é de k-pop com letras em coreano, espanhol e ritmo de funk brasileiro. Rolou inclusive uma apresentação ao vivo no VMA. Em vídeos de bastidores, a cantora e os idols pareceram super amigos e à vontade, até experimentaram comidas típicas do país um do outro. Fofos.
Taylor Swift receberá homenagem por “turnê do século” com “Eras Tour”