Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mari Palma
    Blog

    Mari Palma

    Sou jornalista, com pós em moda, neurociência e comportamento. Também sou embaixadora da Marvel, fã de Friends e Beatles, 4 vezes tia e mãe de cachorro

    #CNNPop

    5 animações que parecem pra crianças, mas são pra adultos também

    “Divertida Mente 2“ chega aos cinemas nesta semana e é um dos principais exemplos de filme pra família toda

    Sabe aquele filme de “desenho” que parece pra criança? Ele pode te surpreender – e MUITO! Um dos principais exemplos disso é “Divertida Mente”, que acabou de ganhar sua sequência nos cinemas e já chegou com mais de 90% de aprovação dos críticos e do público. O filme fala, basicamente, sobre como lidar com os sentimentos, e faz isso de um jeito bastante criativo: através da “sala de controle” do cérebro da Riley, uma garotinha de 11 anos que vai se mudar de cidade com os pais e precisa descobrir como lidar com isso.

    Os sentimentos são personagens dentro da história, o que deixa tudo mais leve e divertido não só pra crianças, mas pra adultos também, afinal todos nós já passamos por grandes mudanças na vida e tivemos que lidar com os sentimentos embaralhados na nossa cabeça. É fácil de se identificar.

    O mesmo vale pra vários filmes que fizeram muito sucesso ao longo dos anos: O Rei Leão, Toy Story, A Bela e a Fera… histórias que, de maneiras diferentes, conseguiram e ainda conseguem atingir todo mundo. Eu, como grande fã dessas animações, separei então outros 5 exemplos pra você assistir com a família. Vamos lá:

    1. Viva – A vida é uma festa (2017): vencedor do Oscar, esse é um dos meus filmes favoritos. Conta a história do Miguel, um garoto mexicano que sonha em ser músico, mas precisa enfrentar a resistência da família. Ele vai, então, atrás desse sonho e acaba na Terra dos Mortos, onde começa uma jornada extraordinária pra descobrir a história da sua família. Além de ser uma celebração da cultura mexicana, o filme consegue falar sobre um assunto extremamente complexo como a morte de um jeito bem sensível e bonito. Eu me emociono toda vez que vejo e super recomendo.

    2. A Viagem de Chihiro (2001): também vencedor do Oscar, é uma animação japonesa que conta a história de uma garotinha que se perde em uma cidade mágica, com feiticeiras, espíritos e criaturas estranhas. Lá, ela precisa salvar seus pais e por isso, vive uma aventura cheia de desafios. É aí que a gente acompanha o amadurecimento dela, o que levanta muitas reflexões sobre autoconhecimento. Vale muito!

    3. Encanto (2021): uma animação recente da Disney que acontece na Colômbia e conta a história da família Madrigal, que é liderada por uma matriarca e vive protegida do mundo em uma comunidade cercada por montanhas. Cada um dos filhos e netos tem um poder mágico, menos a Mirabel, o que preocupa sua avó. É um filme visualmente lindo e com uma das melhores trilhas sonoras que eu já vi – inclusive, vale dizer que quem fez as músicas foi o Lin Manuel Miranda, um dos meus atores e artistas favoritos.

    4. Napo (2021): um curta-metragem brasileiro que fala sobre a relação entre um menino de 10 anos e seu avô, que tem Alzheimer. A história começa com os dois não conseguindo se entender, até o momento em que eles descobrem um jeito de se comunicar – através dos desenhos. É bem bonito ver como a relação vai se construindo e pode ser uma opção bem interessante pra assistir em família.

    5. Red – Crescer é uma Fera (2022): esse filme me surpreendeu bastante. Eu vi com a minha sobrinha que, na época, tinha 6 anos e foi uma experiência bem interessante porque éramos dois pontos de vista diante da mesma história. Conta a história de uma adolescente que, toda vez que fica muito nervosa, vira um grande panda vermelho – sim, essa foi a maneira genial que encontraram pra traduzir todos os conflitos dessa fase da vida. É interessante também que o filme não foca só na menina, mas em toda a família – mostra principalmente o lado da mãe dela e a relação complexa das duas. Tudo isso levantou uma conversa bem legal sobre amadurecimento entre mim e minha sobrinha, então posso dizer que testei e a experiência funcionou!

     

    Tópicos