Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luísa Martins
    Blog

    Luísa Martins

    Em Brasília, atua há oito anos na cobertura do Poder Judiciário. Natural de Pelotas (RS), venceu o Prêmio Esso em 2015 e o Prêmio Comunique-se em 2021. Passou pelos jornais Zero Hora, Estadão e Valor Econômico

    STF terá reforço da PM e esquema anti-hackers para julgar plano de golpe

    Protocolo de segurança está na fase de ajustes finais

    Para o dia do julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o Supremo Tribunal Federal (STF) prevê reforço da Polícia Militar (PM) no entorno do prédio e um plano de ação para evitar ataques cibernéticos.

    O protocolo está em fase de ajustes finais, articulado entre a direção do Supremo e o gabinete do ministro Cristiano Zanin — ele é presidente da Primeira Turma, colegiado responsável por analisar a acusação. A ideia é fechar os detalhes até sexta-feira.

    A avaliação da área técnica é de que, especialmente depois dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, o reforço de efetivo se tornou inevitável em dias de julgamentos de grande repercussão pública.

    No início do ano, o STF chegou a fazer ao Palácio do Planalto um pedido de medida provisória para obter 40 novos agentes e adquirir equipamentos para aprimorar as medidas de segurança, mas não houve retorno.

    A preocupação também é cibernética, já que as tentativas de invasão ao site do STF costumam aumentar em dias de julgamentos relevantes. A Corte já está monitorando fóruns da “deep web” para antecipar possíveis ameaças mais graves.

    Tópicos