Ministério Público avança com perícia em área onde indígenas foram atacados
Investigadores coletaram projéteis de armas de fogo e de borracha no local do conflito


O Ministério Público Federal (MPF) avançou com uma perícia na área de Douradina (MS), onde indígenas foram atacados por ruralistas neste fim de semana. Há registros de pelo menos dez feridos por armas de fogo e de borracha.
Um inquérito será instaurado para apurar o crime. O MPF identificou que ao menos uma das vítimas foi atingida por arma letal, possivelmente um revólver, cujo calibre ainda está em processo de identificação.
Procuradores vasculharam a região ao longo das últimas horas e coletaram projéteis e outros objetos que podem ajudar a esclarecer as circunstâncias do confronto. Segundo o MPF, há “relatos conflitantes sobre o incidente”.
“Os indígenas afirmam que foram provocados pelos fazendeiros, enquanto os produtores rurais alegam que houve um avanço dos indígenas além da área previamente acordada”, diz nota divulgada pela Procuradoria da República no MS.
O MPF diz, ainda, que a situação está sob controle e que o governo federal deve intervir para solucionar a demarcação de terras, “visando uma resolução pacífica e definitiva do conflito”.