Congresso Nacional aposta em pedido de vista no julgamento do STF sobre descriminalização da maconha
Possibilidade agrada senadores que pretendem dar andamento a aprovação de PEC que trata do assunto, antes que seja tomada uma decisão final


Líderes do Congresso Nacional acreditam em um pedido de vista no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre criminalização do porte de drogas para consumo próprio.
Deputados e senadores ouvidos pela CNN disseram ter recebido sinalização do Supremo de que o julgamento não terminará nesta quarta.
A possibilidade agrada, em especial, senadores que querem dar andamento a aprovação de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata sobre o assunto, antes que a decisão final seja tomada pelo STF.
Na noite de terça-feira (5), uma comitiva de integrantes da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional (FPE) no Congresso e representantes da bancada Católica estiveram reunidos com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso.
Parlamentares presentes no encontro relataram que, apesar de terem ouvido que a ação seguirá na pauta de julgamento desta quarta, saíram otimistas com as palavras do ministro e o entendimento de que o STF não irá ignorar o fato de quem deve legislar sobre o assunto é o Congresso.
Segundo fontes do Senado, se de fato o pedido de vista ocorrer, será uma sinalização do Supremo aos senadores, já que nos últimos tempos a relação entre os Poderes andou abalada. Justamente com críticas dos parlamentares de que a Corte estaria tentando legislar em cima de assuntos que são prerrogativa do Congresso Nacional.